Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Sarcopenia pode ser tratada com suplementos e exercícios

Perda de massa muscular afeta 15% dos brasileiros com mais de 60 anos


postado em 17/08/2018 11:25 / atualizado em 17/08/2018 11:27

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Não tem jeito, com o envelhecimento, as pessoas passam a ter perda progressiva da massa muscular. Estudos revelam que em pessoas saudáveis, a diminuição da massa magra geralmente começa logo após os 30 anos, com perdas que chegam a 2% ao ano. Este processo de diminuição dos músculos é chamado de sarcopenia, afetando a qualidade de vida de muitos idosos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Gerontologia, a partir dos 60 anos de idade, cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia e este número se eleva após os 80 anos, chegando a 46%.

Como mostra o nutricionista esportivo Geovanni Sampaio, consultor da Atlhética Nutrition, a perda de massa muscular é uma das mais significantes alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento. "Esse processo pode ser desencadeado por diversos fatores que não podemos menosprezar, como alterações hormonais, diminuição de ingestão de proteína e sedentarismo. A sarcopenia causa importantes alterações na mobilidade do idoso, aumentando a prevalência de patologias articulares como artrose e artrites. O treinamento de força vem se mostrado o método de treino mais efetivo para reverter todo esse processo de envelhecimento", diz o especialista.

O nutricionista lembra ainda que um programa alimentar bem elaborado e equilibrado é de suma importância para potencializar os ganhos do treinamento de força, retrocedendo assim a sarcopenia. "Alguns suplementos de destacam nesse auxilio de ganho de massa muscular, os mais promissores são a creatina e o whey protein [proteína do soro do leite]. A creatina é um dos suplementos mais evidenciados na literatura científica, diversos estudos demostram que a suplementação de creatina associada ao treino de força resulta na hipertrofia muscular", comenta Giovanni Sampaio.

Vale ressaltar que os mecanismos responsáveis pelo desenvolvimento da sarcopenia não são totalmente compreendidos, mas evidências sugerem que é uma condição multifatorial. Ainda assim, o déficit no consumo energético, de proteínas e outros nutrientes pode levar à desnutrição, que é um problema comum na população idosa. "São diversas as alterações que ocorrem no organismo no processo de envelhecimento que contribuem para essa situação, como a perda de apetite, redução do esvaziamento gástrico, saciedade precoce, menor absorção, alteração de paladar e olfato e doenças associadas. Além de comer menos, incluindo menos proteínas, os idosos têm maior necessidade de proteínas por inúmeros fatores: diminuição da resposta anabólica à proteína, catabolismo proteico relacionado a doenças, baixa disponibilidade de aminoácidos, diminuição da perfusão muscular e alterações hormonais", explica a nutricionista Juliana Guerrero.

Uma opção para minimizar os danos da sarcopenia e da má alimentação na terceira idade são os suplementos alimentares. "O impacto dos suplementos pode depender do estado nutricional de base, da severidade inicial da sarcopenia e do tempo de adesão. Toda suplementação deve ser individualizada e realizada por um profissional capacitado", alerta a especialista.

De qualquer forma, a melhor estratégia para a perda de massa muscular é a prevenção. Segundo o educador físico Alexandre Augusto Silva, o tratamento e a prevenção da sarcopenia envolvem a prática de exercícios de resistência, levando em conta as condições físicas de cada pessoa. "Os exercícios isométricos sem movimento, por exemplo, a prancha de abdômen ou a cadeira romana, são recomendados para pessoas que possuem algum problema para movimentar a articulação, como dores no joelho. O exercício da cadeira estática evita sobrecarregar a articulação do joelho e fortalece os músculos dos membros inferiores", esclarece Alexandre.

O educador físico afirma ainda que os exercícios de força são de suma importância para prevenir a sarcopenia, retardando assim as perdas decorrentes do envelhecimento. "Os exercícios com pesos conseguem impedir a perda de mobilidade e a atrofia muscular. Estamos falando de musculação, caminhada e aulas funcionais em academia, que evitam a incapacidade física de pessoas sedentárias e contribuem para evitar doenças crônicas, melhoram a forma do corpo e promovem o aumento da capacidade de trabalho físico, estimulando a força e a resistência musculares, a flexibilidade e a capacidade de aceleração", comenta o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade