Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Síndrome dos Ovários Policísticos pode causar até obesidade

Condição está ligada a um desarranjo hormonal da mulher


postado em 28/08/2018 09:23 / atualizado em 28/08/2018 09:26

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Mulheres que estão sofrendo com alterações no ciclo menstrual, com excesso de peso, muitas vezes acompanhados de acne e aumento da quantidade de pelos, podem ser vítimas da chamada Síndrome dos Ovários Policísticos. A doença costuma afetar cerca de 20% das mulheres em idade fértil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 A condição é caracterizada por anormalidades hormonais que são, ao mesmo tempo, causa e consequência da doença. Segundo a ginecologista e obstetra Cláudia Navarro, o estado constante de amenorreia (ausência da menstruação) e oligomenorreia (irregularidade de ciclo) acabam gerando um desarranjo no padrão endócrino. "Algumas pacientes apresentam elevação dos níveis de insulina, aumentando o risco de diabetes, e a grande maioria delas tem aumento na produção de hormônios androgênios que dificultam a ocorrência da ovulação e, consequente, da gravidez", comenta a médica.

De acordo com a especialista, a alteração nas taxas de insulina promove danos não apenas na área ginecológica, mas está relacionada também à incidência de obesidade e elevação da pressão arterial. A anovulação, característica nas mulheres que têm a síndrome, pode gerar quadros de infertilidade. Mas, ela explica que os resultados de uma fertilização in vitro pouco sofrem com a interferência da Síndrome dos Ovários Policísticos.

A ginecologista destaca que o tratamento pode ser feito com ênfase em um de três objetivos, dependendo de qual seja o predominante em cada paciente: a regularização do ciclo menstrual; o tratamento da infertilidade; ou a melhora da pele e do hirsutismo (excesso de pelos, com características masculinas).

"É preciso reduzir a produção e a circulação de hormônios androgênios. Quando necessário, há indicação de medicamentos que diminuam a resistência à insulina. O objetivo é proteger o endométrio dos efeitos da constante exposição de estrógenos; evitar os efeitos da superinsulinemia para o organismo; induzir a ovulação para alcançar e manter a gravidez e ainda oferecer suporte para controle do peso ideal", afirma Cláudia Navarro.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade