Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Tire dúvidas sobre a infertilidade

Calça apertada afeta a fertilidade masculina?


postado em 07/08/2018 11:49 / atualizado em 07/08/2018 11:45

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Muitos casais sonham em ter filhos. Porém, nem todos conseguem realizar esse sonho de forma natural, devido à infertilidade. O problema afeta tanto as mulheres quanto os homens.

Segundo a ginecologista Cláudia Navarro, especialista em reprodução assistida, quando se consegue detectar a causa da infertilidade, cerca de 40% dela são atribuídas à mulher; 40% ao homem; e 20% a ambos. São várias as origens do problema, incluindo fatores hormonais e ambientais.

Abaixo, a médica aproveita para esclarecer algumas dúvidas sobre infertilidade:

Uso constante de pílula anticoncepcional afeta a chance de engravidar?
Contraceptivos hormonais não diminuem a fertilidade, esclarece a especialista. O uso da pílula, entretanto, seja continuamente ou com intervalos, pode mascarar problemas no ciclo menstrual. Segundo Cláudia Navarro, a contracepção hormonal pode ser uma ótima alternativa, mas deve sempre ser individualizada e prescrita por um médico após avaliação clínica criteriosa.

Homens que usam roupas apertadas podem ficar inférteis?
Embora os casos sejam raros, o aumento na temperatura provocada pelo uso de roupas apertadas, assim como o contato direto com altas temperaturas, pode afetar a qualidade da produção dos espermatozoides, alerta a ginecologista. "Outro problema que pode afetar a fertilidade é o excesso de tempo sentado, como ciclistas que praticam o esporte diariamente por longas horas, extraordinariamente motoristas que usam roupas apertadas e ficam muito tempo sentados, além daqueles que lidam diretamente com alguns tipos de produtos químicos", comenta a médica.

Café aumenta a produção de espermatozoides?
Embora alguns estudos digam que, em doses baixas ou moderadas, o café provoca um estimulo nas células lactato, essenciais para a espermatogênese acontecer, não há nenhuma evidência cientifica que comprove isso. De acordo com Cláudia, as evidências científicas mostram que há uma ação negativa do excesso da cafeína principalmente em relação à fertilidade feminina.

Uso do DIU (dispositivo intrauterino) pode gerar problema de fertilidade?
A inserção do DIU quando não realizada de maneira correta e por profissional habilitado, pode facilitar a entrada de bactérias no trato reprodutivo superior promovendo infecção nas trompas, explica a especialista. A sequela destas infecções pode resultar em obstrução tubária com consequente infertilidade. "O procedimento para colocar o DIU deve ser feito por um ginecologista capacitado, e o acompanhamento deve ser constante", alerta Cláudia Navarro.

Obesidade pode levar à infertilidade?
O excesso de peso pode provocar alterações hormonais que podem causar a anovulação crônica, ou seja, ausência de ovulação com consequente infertilidade. Além disto, a médica lembra que pacientes que conseguem engravidar e que se encontram acima do peso apresentam um maior índice de aborto e de complicações na gravidez.

Quimioterapia pode deixar a pessoa estéril?
A quimioterapia pode provocar uma diminuição nas células germinativas tanto na mulher (óvulos) como no homem (espermatozoides), o que pode resultar em infertilidade, de acordo com a especialista. A manutenção da fertilidade dos pacientes com câncer pode ser programada por meio do congelamento prévio dos gametas. "A técnica de congelamento de óvulos ou de sêmen é indicada para aqueles pacientes que irão se submeter ao tratamento contra o câncer, antes do início, para que possam considerar uma gravidez futura", diz a ginecologista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade