Publicidade

Estado de Minas ESTÉTICA

Vitamina C é excelente para a pele

Especialista fala sobre os cosméticos à base dessa vitamina


postado em 21/08/2018 15:41 / atualizado em 18/09/2018 08:57

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Sabia que a vitamina C (ácido ascórbico) ajuda na hidratação da pele, além de promover ação antioxidante, antirrugas, firmadora e clareadora de manchas? O nutriente ainda auxilia no combate aos radicais livres, na proteção contra raios ultravioleta, impedindo, assim, o envelhecimento precoce.

De acordo com a dermatologista Monalisy Rodrigues, para ter o efeito esperado na pele, a vitamina C deve ser aplicada externamente, na forma de creme, óleo, sérum e gel. "Com a orientação de um profissional, o paciente pode optar pelo uso de um desses produtos, mas sempre observando as necessidades e características da pele. Para o combate aos radicais livres, que são responsáveis pelo ressecamento e o aparecimento de rugas, manchas e flacidez na pele, comuns no processo de envelhecimento precoce, é recomendado que a vitamina C seja combinada com vitamina E, ácido ferúlico ou a retinaldeídos", comenta a médica.

Além do uso tópico, uma alimentação rica em vitamina C, especialmente associada ao zinco, ajuda no fortalecimento de nosso sistema imunológico, que, por sua vez, influi diretamente na saúde e na beleza da pele. Podemos encontrar uma maior concentração dessa vitamina em frutas como camu-camu, acerola, goiaba, kiwi, morango, laranja, goji berry, cranberry e caju. Ela também está presente em legumes e vegetais como pimentão, brócolis e couve.

Segundo Monalisy, a aplicação da vitamina C na pele pode ser iniciada a partir dos 25 anos, quando começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento causado pela exposição contínua à luz solar e à perda de colágeno.

Quanto ao modo correto de aplicação do oxidante na pele do rosto, a dermatologista recomenda que, ao acordar de manhã, o paciente lave a área, aplique de três a cinco gotas em cada área do rosto, espere agir por pelo menos 20 minutos, e termine o processo de cuidados diários com a aplicação do protetor solar. "A vitamina C perdura por mais ou menos 24 horas. Sendo assim, a indicação é que ela seja aplicada uma vez ao dia e sem excessos, pois a mesma é melhor absorvida em pequenas quantidades. A substância é uma boa opção para quem não pode fazer uso de ácidos e se expõem com maior frequência ao Sol. Mesmo sendo um agente fotoprotetor, a vitamina C sempre deve ser acompanhada pelo uso do protetor solar", esclarece a especialista.

Monalisy Rodrigues recomenda que, antes de comprar qualquer produto que contenha vitamina C, o paciente deve conferir a fórmula do cosmético ou consulte a empresa fabricante para checar a concentração da substância. "No uso tópico, os produtos podem ter diferentes concentrações, que variam de 6% a 20%. Atualmente, os produtos com 10% de concentração de vitamina C têm apresentado efeitos positivos no tratamento de casos de fotoenvelhecimento. Entretanto, é preciso lembrar que a indicação de produtos que possuem essa taxa de concentração, somente deve ocorrer mediante prescrição médica", afirma a médica.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade