Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Ideb do ensino médio fica abaixo da meta

Segundo o MEC, índice cresceu apenas 0,1% em 2017


postado em 03/09/2018 14:50 / atualizado em 03/09/2018 15:08

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 apresentados nesta segunda, dia 3 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que nenhum estado brasileiro atingiu a meta do ensino médio. Além disso, cinco estados brasileiros apresentaram redução no valor do índice.

"Temos um quadro de crescimento nos anos iniciais, especialmente das redes municipais. Tivemos avanços do sexto ao nono ano, mas ainda insuficientes, e uma estagnação do ensino médio, que cada vez mais se distancia da meta. Há uma necessidade muito grande de fazermos logo mudanças estruturantes", diz o ministro da Educação Rossieli Soares, em comunicado enviado à imprensa. "É necessário avançar nessa reforma para trazer este novo ensino médio para o Brasil", completa.

Após três edições consecutivas sem alteração, o Ideb do ensino médio avançou apenas 0,1% em 2017. Apesar do crescimento observado, o país está distante da meta projetada. De 3,7% em 2015, atingiu 3,8% em 2017. A meta estabelecida para 2017 era de 4,7%. "Foi um crescimento inexpressivo. Estamos muito distantes das metas propostas. É mais uma notícia trágica para o ensino médio do Brasil", comenta o ministro.

De acordo com o MEC, até 2015, os resultados do ensino médio, diferentemente do ensino fundamental, eram obtidos a partir de uma amostra de escolas. A partir da edição de 2017, o exame passou a ser aplicado a todas as escolas públicas e, por adesão, às escolas privadas. Pela primeira vez o Inep passou a calcular Ideb para as escolas de ensino médio. Apesar do crescimento observado, o país está distante da meta projetada. Neste cenário, cinco estados tiveram redução no valor do Ideb. O registro positivo vai para o Espírito Santo, estado com o melhor desempenho no país.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade