Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Porcentagem de biodiesel no diesel comum pode ser aumentada

Governo fará audiência pública para debater o tema


postado em 14/09/2018 16:49 / atualizado em 14/09/2018 17:03

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O Ministério de Minas e Energia vai realizar na próxima sexta, dia 21 de setembro, uma audiência pública para debater a elevação do percentual obrigatório de biodiesel no óleo diesel comum. A intenção do governo, segundo a portaria divulgada nesta sexta (14), é discutir se o aumento do percentual do combustível "verde" se dará de forma mais lenta ou acelerada.

"A proposta define duas possibilidades para o avanço: mais lenta ou mais acelerada, a depender da sua competitividade em termos de preço e oferta, a partir de critérios transparentes", informa o ministério.

Desde o início de março, o percentual obrigatório de biodiesel na mistura de diesel é 10%. Inicialmente, a determinação era de que o percentual ficasse em 9%. No entanto, há a possibilidade de a mistura chegar a até 15% (B15) ao longo dos próximos anos, de maneira gradual e progressiva. "A proposta também condiciona à conclusão dos testes em veículos e motores para validação ampla da mistura B15, conforme determina a lei", diz a pasta.

A audiência será realizada na sede do ministério, em Brasília, e aberta à participação de quaisquer interessados, mediante inscrição prévia. Ainda de acordo com a pasta as sugestões vão embasar a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

O percentual de 10% de biodiesel no diesel só começaria a valer a partir de março do próximo ano, mas em novembro de 2017 o CNPE decidiu antecipar a elevação. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, com a antecipação, a expectativa é de que a demanda por biodiesel aumente em um bilhão de litros neste ano. A estimativa de consumo é de 5,3 bilhões de litros em 2018.

O aumento no uso de biocombustíveis faz parte do Renovabio, programa do governo federal que busca melhorar a eficiência energética e a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa na produção.

O programa vai contribuir para que o Brasil cumpra os compromissos firmados no âmbito do Acordo de Paris sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Entre as metas da convenção está a de reduzir as emissões de carbono verificadas em 2017 em mais de 10% até em 2028.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade