Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Rosácea está ligada à instabilidade do organismo

Nutrólogo indica medicina ortomolecular como forma de tratamento


postado em 13/09/2018 15:44 / atualizado em 13/09/2018 15:54

(foto: Kfetele.ro/Reprodução)
(foto: Kfetele.ro/Reprodução)
A rosácea é uma doença de pele que se caracteriza pela inflamação dos microvasos sanguíneos e que acomete, em sua maioria, pessoas brancas de 30 a 50 anos. Ela é mais comum em mulheres, porém, quando se manifesta nos homens, tende a ser mais grave. Sem cura definitiva, a condição pode piorar ao longo do tempo e levar a mudanças permanentes na aparência.

Fatores como histórico familiar positivo, exposição ao Sol, exercícios extenuantes, mau funcionamento do sistema imune, banhos quentes e medicamentos para pressão alta entram para a lista de possíveis causas da doença, como mostra o nutrólogo J Bussade, consultor da Bothanica Mineral.

Existem cinco subtipos de rosácea, que variam conforme ela se manifesta, mas, em geral, a doença se caracteriza por uma pele muito sensível, seca e  que começa a ficar avermelhada facilmente. As lesões não necessariamente evoluem, mas, caso aconteçam, aos poucos, essa vermelhidão passa a ser permanente e aparecerem vasinhos, depois pápulas e pústulas, que lembram acnes e, posteriormente, podem ocorrer inchaços e nódulos nessa região. Em 50% dos casos surgem sintomas oculares como olho seco e blefarite, conta Bussade.

O especialista alerta ainda que qualquer disfunção estética sinaliza sempre um erro metabólico no organismo, portanto, a primeira coisa que se deve fazer é desintoxicar o paciente, que é o objetivo da prática ortomolecular. A intenção, segundo ele, é estabelecer o equilíbrio das células para que o corpo possa funcionar melhor. Em seguida, são feitos os tratamentos comuns com o uso de pomadas para diminuir a inflamação e a vermelhidão local, aliadas ao laser de baixa frequência ou à luz pulsada, que clareiam a pele, melhorando bastante a aparência da rosácea.

Os pacientes devem ainda evitar álcool e demais alimentos com efeito vaso dilatador, utilizar filtro solar diariamente e fazer testes para descobrir suas alergias e hipersensibilidades alimentares, tudo isso é claro aliado a uma boa alimentação, exercícios físicos e consultas regulares a um dermatologista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade