Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Tai chi chuan ajuda contra a fibromialgia

Isso segundo estudo feito nos Estados Unidos


postado em 13/09/2018 16:42 / atualizado em 13/09/2018 16:30

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Uma pesquisa realizada pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos, descobriu que a prática de tai chi chuan traz efeitos positivos no combate à fibromialgia, condição caracterizada pelas dores generalizadas no corpo. A prática milenar chinesa se mostrou mais eficiente que exercícios físicos.

Os cientistas americanos avaliaram 226 pacientes durante um período de 52 semanas. Todos os voluntários não tinham praticado tai chi chuan ou qualquer prática alternativa nos seis meses anteriores à pesquisa – além disso todos tinham dores há nove anos, pelo menos.

Ao final do período de teste, todos os participantes apresentaram melhoras no quadro clínico da fibromialgia. No artigo de divulgação da pesquisa, os cientistas alertam que os resultados comprovam que o sedentarismo é o grande inimigo das dores crônicas provocadas pela doença.

Tratamento

Normalmente, as terapias direcionadas a essa condiução incluem muitos medicamentos. Além disso, os médicos costumam indicar atividades aeróbicas como caminhada, natação, ciclismo e até dança. A prática de exercícios, de acordo com os especialistas, promove a redução da rigidez muscular, minimizando as dores, mas ajuda também a elevar o ânimo.

As vítimas da fibromialgia sofrem ainda com a perda da qualidade de vida. Por isso, os pesquisadores da Universidade Tufts recomendam a prática do tai chi chuan como forma de tranquilizar a mente. Ainda assim, eles lembra que, antes de preticar qualquer exercício, é preciso contultar um médico e um profissional de Educação Física.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade