Publicidade

Estado de Minas SAÚDE | DENGUE

Casos de Dengue disparam em Minas e maioria é do tipo mais grave

Registros totais da doença cresceram 734% de acordo com o Ministério da Saúde; Governo estadual confirma situação de alerta


postado em 04/04/2019 15:38 / atualizado em 05/04/2019 10:02

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O Ministério da Saúde divulgou, na semana passada, dados preocupantes sobre a Dengue no Brasil. Segundo o órgão, os casos cresceram 264% nas primeiras 11 semanas de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018 - foram registrados mais de 229 mil casos da doença esse ano, contra cerca de 62,9 mil no ano passado.

Há, ainda, um fato mais alarmante. A maioria dos casos de Dengue contabilizados em 2019 em todo o país são da forma mais grave, o tipo 2, o que explicaria o aumento significativo no número de mortes provocadas pela doença - os óbitos cresceram 67% no período analisado pela pasta. A situação mais grave nesse sentido, segundo o Ministério da Saúde, é a do estado de São Paulo, onde ocorreram a maior parte das mortes.

Uma das situações mais críticas é a de Minas Gerais, onde houve crescimento de 734% nos casos totais da doença, de acordo com o órgão federal. O último balanço divulgado pelo governo do estado mostra que 171 dos 800 municípios mineiros tem incidência "alta" ou "muito alta" de Dengue, incluindo a capital Belo Horizonte ("alta") e as duas cidades mais importantes da Região Metropolitana de BH, Contagem e Betim, ambas classificadas como "muito alta".

No total, oito estados, incluindo Minas, e o Distrito Federal estão em estado de alerta por conta da incidência alta de Dengue em 2019, são eles: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo  e Tocantins.

Dengue tipo 2

Márcia Ooteman, coordenadora do Programa Estadual de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Minas Gerais, confirma que a Dengue tipo 2 é predominante nos casos registrados no estado desde 2018. Segundo ela, 1.119 amostras foram testadas em 2019, sendo que 254 (22%) são do tipo 2, o mais letal. Já o tipo 1 foi identificado em apenas 19 amostras (1,69 %). O restante são dos tipos 3 e 4.

Ainda segundo a representante da SES, o principal fator que explica a predominância do tipo 2 no estado e em todo o território nacional, é a imunidade da população a outros tipos da doença. "Uma pessoa infectada por um dos sorotipos desenvolve anticorpos específicos e passa a ter imunidade permanente a ele, entretanto, a imunidade para os outros tipos é apenas temporária, tornando essas pessoas mais suscetíveis a formas mais graves da Dengue", explica Márcia Ooteman.

Situação de alerta

A coordenadora admite que os casos totais de Dengue registrados em 2019 já superaram o esperado para os primeiros meses do ano, por isso o estado está em alerta. "Nos municípios onde é identificada epidemia, há intensificação das ações de prevenção em campo com aplicação de inseticida e capacitação de médicos e enfermeiros sobre manejo clínico dos pacientes", diz Márcia Ooteman.

Ainda segundo ela, a situação é crítica em quase todo o estado de Minas Gerais, principalente nas regiões central, noroeste, oeste, triângulo mineiro e norte.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade