Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Afinal, para que servem os pernilongos?

Será que eles existem somente para nos picar e sugar nosso sangue? Conversamos com um biólogo para saber a resposta


postado em 21/09/2019 01:03 / atualizado em 21/09/2019 01:07

Existem milhares de espécies de pernilongos, sendo mais comuns nas cidades brasileiras o Culex quinquefaciatus - pernilongo doméstico -, e o temido Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika e chikungunya(foto: Pixabay)
Existem milhares de espécies de pernilongos, sendo mais comuns nas cidades brasileiras o Culex quinquefaciatus - pernilongo doméstico -, e o temido Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika e chikungunya (foto: Pixabay)
Quem nunca se irritou porque foi picado por um pernilongo?Depois que o bicho nos escolhe como alvo, logo surge um "caroço" na pele e vem aquela coceira que custa a passar. Nessas horas, ou quando esse inseto começa a zumbir nos nossos ouvidos, atrapalhando nosso precioso sono, a impressão é que esses minúsculos seres só existem para incomodar. Será que os pernilongos servem somente para sugar nosso sangue e atrapalhar nosso sono

Segundo o biólogo e professor da PUC Minas, Henrique Paprocki, a verdade é que os pernilongos não têm uma função definida no ecossistema, e isso é comum entre os insetos e até entre alguns animais maiores. "Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, nem tudo na natureza existe para um propósito ou para nos proporcionar algum benefício. É o caso dos pernilongos. Eles nos picam somente porque precisam do nosso sangue para se reproduzirem", explica o especialista.

Henrique Paprocki acrescenta que, para todo recurso existente na natureza, existe algo ou alguém que vai consumi-lo. Assim é com a água, com os alimentos que ingerimos e até com o lixo, que é consumido por outros animais, como ratos e baratas. No caso dos pernilongos, nosso sangue é o recurso natural e eles são os "consumidores", e eles também servem de comida para outros animais, como aranhas e lagartixas.

Curiosidades

O professor da PUC Minas destaca, ainda, que somente as fêmeas do pernilongo picam. Elas são atraídas por odores emitidos pela nossa pele. A coceira que surge após a picada se deve a proteínas existentes na saliva do inseto que, em contato com o nosso corpo, causam alergia.

Ainda de acordo com o biólogo, existem milhares de espécies de pernilongos, sendo mais comuns nas cidades brasileiras o Culex quinquefaciatus pernilongo doméstico –, e o temido Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Apesar de todo o incômodo causado pelos pernilongos, eles têm uma vida bem curta: 30 a 90 dias, em média.

O vídeo abaixo mostra, detalhadamente, o momento em que um pernilongo está picando uma pessoa. Veja:

 



*Publicado originalmente em 13/05/2015

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade