Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Bandeira do Brasil no carpete do Senado é feita à mão

Há mais de 20 anos, um funcionário da área de limpeza desenha, semanalmente, o símbolo nacional que é visto no plenário


postado em 16/10/2019 03:26 / atualizado em 16/10/2019 03:59

A famosa bandeira que aparece no carpete azul do Senado é desenhada à mão desde 1998(foto: Wilson Dias/Agência Brasil/Divulgação)
A famosa bandeira que aparece no carpete azul do Senado é desenhada à mão desde 1998 (foto: Wilson Dias/Agência Brasil/Divulgação)
Centralizada sobre o famoso carpete azul que decora o plenário do Senado Federal, você deve já ter notado que há uma figura da bandeira do Brasil. À primeira vista, a impressão é de que a ilustração faz parte do tecido, mas, na verdade, ela é desenhada à mão, semanalmente.

De acordo com o site do Senado, quem faz o trabalho é o auxiliar de serviços gerais Clodoaldo Silva. Há mais de 20 anos, o funcionário, espontaneamente, faz os traços, em alto-relevo, utilizando uma escova. Segundo o servidor, o processo leva cerca de 20 minutos para ser concluído.

Além da Bandeira Nacional, o servidor Clodoaldo Silva também faz outros desenhos no carpete do Senado, como a Catedral de Brasília, obra de Oscar Niemeyer(foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/Divulgação)
Além da Bandeira Nacional, o servidor Clodoaldo Silva também faz outros desenhos no carpete do Senado, como a Catedral de Brasília, obra de Oscar Niemeyer (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/Divulgação)
Foi em maio de 1998 que Clodoaldo Silva fez, pela primeira vez, o desenho no carpete do Senado, utilizando um aspirador de pó e gastando dois dias até a conclusão. Curiosamente, o funcionário decidiu desenhar a bandeira por vontade própria e, como os parlamentares da época gostaram da iniciativa, ele continuou refazendo o trabalho semana após semana.

Além do local onde é desenhada a Bandeira Nacional, existem mais dois espaços laterais onde Clodoaldo Silva traça figuras que representam a capital federal, como a Catedral de Brasília e o icônico prédio do Congresso – obras símbolo da arquitetura de Oscar Niemeyer em Brasília.

O vídeo abaixo mostra como é feito o desenho da bandeira do Brasil no carpete do Senado. Confira:



*Publicado originalmente em 11/05/2016

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade