Publicidade

Estado de Minas TERCEIRO SETOR

Projeto social Árvore da Vida completa 15 anos

O programa, criado pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA), promove ações voltadas para os moradores que residem próximos à fábrica de Betim


postado em 24/10/2019 15:32 / atualizado em 24/10/2019 16:01

Em 2011, crianças do Coral Árvore da Vida se apresentaram com o consagrado tenor italiano Andrea Bocelli, na Praça da Estação, em Belo Horizonte(foto: FCA/Divulgação)
Em 2011, crianças do Coral Árvore da Vida se apresentaram com o consagrado tenor italiano Andrea Bocelli, na Praça da Estação, em Belo Horizonte (foto: FCA/Divulgação)
A comunidade dos bairros localizados no entorno da fábrica da Fiat, na cidade de Betim (MG), ganhou, há 15 anos, uma semente que, até hoje, rende bons frutos. O projeto Árvore da Vida, criado pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA) - grupo controlador da montadora italiana - em 2004, já beneficiou mais de 22 mil moradores da região promovendo atividades socioeducativas e ações de incentivo à geração de emprego e renda.

A transformação social promovida pelo projeto pode ser verificada por meio do índice de aprovação escolar das crianças que participam do Árvore da Vida. Esse número era de 71%, no início do programa, em 2004, e subiu 25 pontos percentuais, chegando a 96% em 2018, de acordo com dados da assessoria de comunicação da FCA.

Outra conquista do projeto é a permanência dos alunos na escola. Atualmente, todas as crianças do Árvore da Vida frequentam as aulas, enquanto, há 15 anos, esse índice era de 84%. Ainda de acordo com a FCA, "os adolescentes que participam ou participaram do projeto tem 3,6 vezes mais chances de continuar a estudar e uma probabilidade 4,8 vezes maior de se formar num curso superior".

Em entrevista à Encontro, Luciana Costa, coordenadora de Sustentabilidade da FCA para a América Latina, comemorou o sucesso do programa e falou sobre importância dos 15 anos de atividades. "O Árvore da Vida se traduz numa abertura de diálogo muito franco e próximo entre a comunidade e empresa, que entende seu papel no desenvolvimento social. Completar esse aniversário é um marco muito significativo, e esse é um momento de alegria e celebração", diz a gestora.

Ainda segundo ela, é um orgulho para a FCA promover o desenvolvimento da comunidade ao fazer uma "leitura genuína" das principais demandas da população da região do entorno da fábrica de Betim.

Comemoração

Adolescentes do Árvore da Vida no musical Por Isso Que Eu Canto, no Cine Theatro Brasil, em BH. O espetáculo marcou a comemoração dos 15 anos do projeto(foto: Kika Antunes/Divulgação)
Adolescentes do Árvore da Vida no musical Por Isso Que Eu Canto, no Cine Theatro Brasil, em BH. O espetáculo marcou a comemoração dos 15 anos do projeto (foto: Kika Antunes/Divulgação)
Os 15 anos do Árvore da Vida foram celebrados na quarta-feira (23 de outubro) com a apresentação do musical Por Isso Que Eu Canto, no Cine Theatro Brasil, no hipercentro de Belo Horizonte. O elenco do espetáculo foi composto por 47 adolescentes participantes do projeto, que subiram ao palco para cantar 15 canções consagradas, entre elas Baila Comigo, de Rita Lee; Só Eu Sou Eu, de Marcelo Jeneci, e no Balanço do Balaio, do cantor e compositor mineiro Vander Lee (1966-2016).

Regina Bertola, diretora artística do grupo teatral Ponto de Partida, que realizou a produção artística do musical, também falou à Encontro sobre a comemoração dos 15 anos do Árvore da Vida. "É gratificante ver de perto os resultados de um projeto que transformou tantas histórias de vida.Trabalhamos a convite da FCA há cinco meses com horas e horas de oficinas, exercícios, ensaios e desafios. Tudo foi concebido para falar desses adolescentes. O sentimento é de alegria, de esperança, pois o que temos é um lembrete de que as crianças são dádiva e responsabilidade de todos nós, por isso é preciso garantir a eles seu futuro e seus sonhos", contou.

Medleing Lissa Souza Silva, de 14 anos, é uma das jovens do Árvore da Vida que subiram ao palco do Cine Theatro Brasil. Ela, que está no projeto desde 2016, disse que participar das oficinas de canto e formação humana mudou sua vida. "Tudo que aprendi está ligado ao Árvore da Vida. A música melhora minha autoestima. Estava ansiosa para subir ao palco e ouvir os aplausos no final", contou a adolescente à Encontro.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade