Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Aplicativo dá nota a alimentos a partir de leitura do código de barras

Desrotulando informa a qualidade nutricional dos produtos sem que os consumidores precisem tentar entender as informações complicadas dos rótulos


postado em 10/12/2019 14:55 / atualizado em 10/12/2019 16:56

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Letras miúdas e ingredientes com nomes quase impossíveis de serem pronunciados. Assim são os rótulos da maioria dos alimentos disponíveis nas prateleiras dos supermercados, mercearias e padarias. Muitos deles, sabemos que podem, em menor ou maior risco, fazer mal para a saúde, caso dos refrigerantes e sucos de caixinha. Já outros, são tidos como saudáveis, quando, na verdade, possuem componentes artificiais, exemplo onde se encaixam alguns biscoitos industrializados que são chamados de integrais pelos fabricantes.

Tela principal do Desrotulando com as categorias de alimentos e o botão (em azul) para acionar a câmera do smartphone e realizar a leitura do código de barras(foto: FoodRead Inc/Reprodução)
Tela principal do Desrotulando com as categorias de alimentos e o botão (em azul) para acionar a câmera do smartphone e realizar a leitura do código de barras (foto: FoodRead Inc/Reprodução)
Graças à tecnologia, a tarefa de "traduzir" as informações dos rótulos para descobrir a qualidade nutricional dos alimentos torna-se menos complexa. Um exemplo disso é o aplicativo Desrotulando. Disponível gratuitamente para os dois sistemas mais utilizados nos smartphonesAndroid (Google) e iOS (Apple), o app possui uma interface simples e funciona de três formas, podendo o consumidor apontar a câmera do celuar para o código de barras da embalagem, pesquisar diretamente pelo nome comercial do alimento ou explorar o banco de dados, que é organizado por categorias como carnes, bebidas, doces e embutidos.

Uma vez que o aplicativo lê o código de barras e identifica o produto, surge uma tela informando ao consumidor a nota (de zero a 100) atribuída ao alimento de acordo com a qualidade nutricional, além de mostrar os níveis de ingredientes como sódio, gorduras trans, açúcares e fibras - esses dados possuem cores (verde, azul, amarelo, laranja e vermelho) que destacam se as quantidades dessas substâncias são razoáveis ou excessivas. 

Após realizar a leitura do código de barras ou escolher o produto a partir de uma lista, o Desrotulando mostra a nota do alimento e as substâncias contidas nele(foto: FoodRead Inc/Reprodução)
Após realizar a leitura do código de barras ou escolher o produto a partir de uma lista, o Desrotulando mostra a nota do alimento e as substâncias contidas nele (foto: FoodRead Inc/Reprodução)
Caso o produto ainda não esteja cadastrado no sistema do Desrotulando, o aplicativo informa isso ao usuário e oferece uma opção para que ele envie uma foto da embalagem, contribuindo para que, futuramente, o alimento em questão seja cadastrado e as informações nutricionais estejam disponíveis para consulta.

Outras funções

O Desrotulando possui funções pagas, dentre as quais está a possibilidade de cadastrar dados de saúde, como alergias alimentares. Deste modo, ao selecionar um produto, o consumidor é alertado se algum de seus componentes pode ser perigoso para seu bem-estar.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade