Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Balneário de Caxambu é reaberto após quatro anos

O complexo hidroterapêutico, no sul de Minas, foi fechado em 2016, por conta de problemas na caldeira


postado em 13/02/2020 15:09 / atualizado em 14/02/2020 14:54

(foto: Codemge/Divulgação)
(foto: Codemge/Divulgação)
Seja para fugir do calor intenso ou se sentir aconchegado no frio, o sul de Minas é uma excelente opção de turismo. Ainda mais agora, com uma grande notícia vinda de uma das principais cidades da região. O parque das águas de Caxambu, conhecido tanto pela beleza suntuosa das suas estruturas quanto pela reputação medicinal das suas fontes de água mineral, finalmente terá seu balneário de volta.

Inaugurado em 1912, o Balneário Hidroterápico do Parque das Águas Lysandro Carneiro Guimarães impressiona turistas até hoje. O estilo neoclássico da fachada imponente, que também conta com vitrais franceses e azulejos ingleses, pode ser apreciado à distância. Já o interior, amplamente decorado, é separado em uma ala masculina e outra feminina, oferecendo diversos tipos de serviços de relaxamento, como massagens, duchas e banhos de imersão.

Porém, o complexo de banheiras e salas de massagem não abria suas portas para o público desde 2016, quando teve de ser fechado por conta de um problema na caldeira. Nessa época, o Parque das Águas era administrado pela Prefeitura de Caxambu. A mudança no quadro veio em outubro de 2017, quando o espaço passou a ser administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), órgão do governo estadual.

Muretas, calçadas, gradis. Pouco a pouco, o parque foi sendo restaurado, recuperando a beleza que encantava levas de turistas. Foram investidos mais de R$ 3 milhões em obras como pinturas, revisão da parte elétrica das fontes, capina do lago, instalação de placas, limpeza de quiosques e investimentos na área de vigilância e segurança. Já o balneário recebeu um investimento de mais de R$ 2 milhões para obras de revitalização e modernização do espaço.

A caldeira problemática recebeu um sistema mais moderno, de gás GLP, que substituiu o de óleo diesel. O espaço também passou a oferecer serviços como: banhos termais, duchas, massagens, tratamentos faciais e terapias holísticas. Para a segunda fase de melhorias no balneário, a Codemge pretende construir uma sauna e uma piscina interna com banheira de hidromassagem e cromoterapia, além de estruturas para outros tipos de banho.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade