Publicidade

Estado de Minas NATUREZA

Conheça a planta base do suplemento polêmico da mesa de Jair Bolsonaro

A moringa oleífera é uma árvore indiana que pode ser usada até mesmo para despoluir a água


postado em 06/02/2020 16:39 / atualizado em 12/02/2020 17:48

A moringa oleífera é originária da Índia e todas as suas partes são aproveitáveis, e suas folhas e sementes são ricas em nutrientes(foto: YouTube/Reprodução)
A moringa oleífera é originária da Índia e todas as suas partes são aproveitáveis, e suas folhas e sementes são ricas em nutrientes (foto: YouTube/Reprodução)
Mais vitaminas que a cenoura e a laranja; mais cálcio que o leite; e mais ferro que o espinafre. Essas são algumas das propriedades da moringa oleífera, uma árvore de origem indiana, que é resistente à seca e pode ser encontrada em vários países, incluindo o Brasil. Na região nordeste do país, ela é conhecida como quiabo de quina ou lírio branco.

Entretanto, a planta se tornou alvo de uma polêmica envolvendo o presidente da República Jair Bolsonaro. No dia 29 de janeiro, fotos publicadas pelo setor de comunicação do Governo para divulgar uma reunião entre Bolsonaro e Regina Duarte, com a presença de outros integrantes do Executivo, mostram um pote sobre a mesa do presidente. Ao ampliar a foto, é possível verificar que o recipiente é de um suplemento alimentar à base de moringa oleífera, produto proibido no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foto que causou polêmica por causa do suplemento de moringa oleífera presente na mesa de Bolsonaro(foto: Marcos Corrêa/Presidência da República/Divulgação - Ampliação: Pádua de Carvalho/Encontro)
Foto que causou polêmica por causa do suplemento de moringa oleífera presente na mesa de Bolsonaro (foto: Marcos Corrêa/Presidência da República/Divulgação - Ampliação: Pádua de Carvalho/Encontro)
Segundo a professora Francinete Veloso, do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, quase todas as partes da árvore são comestíveis: "As folhas, flores e vagens podem ser ingeridas. Nas folhas, podemos encontrar alto teor de vitaminas A e C, além de cálcio, ferro e fósforo".

Detalhe do pote de suplemento sobre a mesa do presidente
Detalhe do pote de suplemento sobre a mesa do presidente
Na Índia, a planta é muito usada na medicina alternativa, uma vez que as sementes possuem substâncias que podem ajudar a equilibrar a pressão arterial, como explica Francinete Veloso. A especialista diz, ainda, que antioxidantes também são encontrados na semente da moringa.

Essa "super-planta" também pode ajudar em processos de despoluição da água. "Quando o pó das sementes é adicionado a águas turvas, ele atrai diversas partículas contaminantes, como bactérias e argila", explica a professora da UFMG.

Atualmente, são conhecidas 14 espécies de moringa. A árvore não requer muitos cuidados para sobreviver e cresce rapidamente, inclusive em solos sem nutrientes e em condições de seca extrema.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade