Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Empresas mineiras apresentam inovações para diagnóstico de Covid-19

Teste mais rápido e máquina de raio-x de alta definição contribuem para detecção da doença causada pelo novo coronavírus


postado em 06/07/2020 23:14 / atualizado em 08/07/2020 23:02

Laboratório São Paulo importou dos Estados Unidos um teste rápido de detecção da Covid-19 cujo resultado é obtido em apenas quatro horas (imagem ilustrativa)(foto: Pixabay)
Laboratório São Paulo importou dos Estados Unidos um teste rápido de detecção da Covid-19 cujo resultado é obtido em apenas quatro horas (imagem ilustrativa) (foto: Pixabay)
Ao surgir qualquer um dos sintomas mais comuns da Covid-19, como tosse seca, dor de garganta ou febre, qualquer pessoa fica preocupada em estar contaminada pelo novo coronavírus, afinal, os casos não param de subir no Brasil, infelizmente.

Pensando em formas de diagnosticar a temida doença mais rapidamente, duas empresas mineiras trouxeram inovações no diagnóstico. O Laboratório São Paulo, que possui cinco unidades em Belo Horizonte e outras cinco em cidades da Região Metropolitana, está realizando um teste chamado Xpert Xpress SARS-CoV-2, importado do Estados Unidos, que tem como diferencial o tempo para entrega do resultado: apenas quatro horas. Antes, o teste mais rápido oferecido pela empresa de análises clínicas para detecção de Covid-19 saía em 24 horas, e em alguns laboratórios esse tempo chega a 72 horas.

O médico e sócio-diretor do Laboratório São Paulo, Daniel Dias Ribeiro, informa que o novo teste tem o resultado mais preciso quando a pessoa o faz logo que começa a ter os sintomas da doença: "Os primeiros sete dias são fundamentais para diagnosticar com precisão. A rapidez do resultado é importante para a pessoa saber se está contaminada e se deve ficar ou não em isolamento. Essa medida evita a proliferação do coronavírus. Sem o teste, os médicos têm indicado o isolamento aos pacientes com sintomas gripais por até 14 dias", diz.

De acordo com o Laboratório São Paulo, o teste Xpert Xpress SARS-CoV-2 ainda não é coberto por planos de saúde e custa R$ 350, e é necessário ter um pedido médico em mãos.

A máquina de raios-x de alta precisão Apolo D, desenvolvida pela empresa mineira VMI, pode ajudar no diagnóstico de Covid-19. O equipamento já está funcionando no sistema público de saúde de Lagoa Santa-MG(foto: VMI/Divulgação)
A máquina de raios-x de alta precisão Apolo D, desenvolvida pela empresa mineira VMI, pode ajudar no diagnóstico de Covid-19. O equipamento já está funcionando no sistema público de saúde de Lagoa Santa-MG (foto: VMI/Divulgação)
Outra empresa mineira que está inovando para auxiliar no diagnóstico de Covid-19 é a VMI, sediada em Lagoa Santa e especializada em dispositivos médicos. A companhia desenvolveu um equipamento que foi batizado como Apolo D Smartchek AI, um aparelho de raios-x que gera imagens em alta definição e conta com inteligência artificial. Segundo a VMI, a máquina é capaz de realizar 400 exames por dia e não coloca em risco o paciente e as equipes médica e laboratorial, pois não há contato direto entre os envolvidos, uma vez que a cabine de acionamento é blindada e o examinado passa por um sistema autoesterilizante, com lâmpadas ultravioleta.

A partir do raio-x, o sistema presente no equipamento realiza uma análise minuciosa da imagem do tórax. O resultado, que fica pronto em apenas 20 segundos, aponta probabilidades de 1 a 100% de anormalidades pulmonares relacionadas à Covid-19. Entretanto, para que haja precisão no diagnóstico, é necessário que o teste seja somado à outras informações clínicas do paciente. A análise do dispositivo também é mais precisa caso a pessoa esteja contaminada há sete dias. A VMI lembra que a maior parte dos testes sorológicos e rápidos disponíveis no mercado só apresentam resultado confiável a partir do 10º dia de contágio pelo novo coronavírus.

O Apolo D está sendo utilizado no Centro de Testagem e Rastreamento da Covid-19 (Centra) da Prefeitura de Lagoa Santa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade