Publicidade

Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Patrus Transportes investe no ser humano e na responsabilidade socioambiental

Empresa foi uma das finalistas do prêmio GPTW 2020 - Melhores Empresas para Trabalhar em Minas


postado em 18/08/2020 23:47 / atualizado em 18/08/2020 23:56

Parte da equipe da Patrus Transportes: diálogo aberto e direto entre a organização e seus colaboradores(foto: Geraldo Goulart/Encontro)
Parte da equipe da Patrus Transportes: diálogo aberto e direto entre a organização e seus colaboradores (foto: Geraldo Goulart/Encontro)
Uma empresa com o aconchego familiar, mas sem abrir mão da gestão profissional. Fundada em 1973, no bairro Cachoeirinha, há 47 anos a Patrus Transportes mantém viva a cultura da valorização do ser humano e responsabilidade socioambiental. Um legado passado de pai para filhos. Empreendedor, como todo bom libanês, Doutor Marum, como era conhecido, descobriu um novo nicho de mercado ao comprar um caminhão para transportar combustível para o seu posto de gasolina. Não demorou muito e já estava prestando serviço para outras empresas do ramo. O transporte de carga líquida mudou para carga seca e ultrapassou as fronteiras mineiras, se expandindo para todo o Brasil.

O negócio cresceu - são 3 mil funcionários no Brasil -, alçou novos patamares e exigiu mudanças. A Cultura Lean foi implementada com o propósito de promover uma transformação em seu sistema de gestão, potencializando resultados e valorizando as capacidades humanas. Desde então, o engajamento de toda a equipe de trabalho tem gerado novas oportunidades e ganhos sustentáveis. "O nosso combustível são as pessoas. São elas que possibilitam que tudo se realize e nos ajudam a construir a nossa história", diz Marcelo Patrus, presidente e diretor de cultura organizacional. Ciente da importância das relações interpessoais para o desenvolvimento de suas atividades, a Patrus Transportes segue investindo na qualificação e capacitação contínua de seus funcionários, estimulando a produtividade e a qualidade dos serviços prestados.

"O nosso combustível são as pessoas. São elas que possibilitam que tudo se realize e nos ajudam a construir a nossa história" - Marcelo Patrus, presidente e diretor de cultura organizacional


Para que isso ocorra, no entanto, mantém diálogo aberto e direto entre a organização e seus colaboradores, através de vários canais de interação. Um deles, o Patrus Talks, traz, duas vezes por semana, palestrantes internos e externos com temas motivadores. No RH Conecta com Você, cursos e outras ações são disponibilizados via online. "Acreditamos que a comunicação é sempre um desafio, mas com práticas periódicas e bem estruturadas conseguimos disseminar as estratégias da empresa através da informação", diz Adriana Heringer, gerente de Comunicação e Marketing. Levando-se em conta que a remuneração e os benefícios oferecidos pelas empresas já não são os principais atrativos para a fidelização de funcionários, percebeu-se que, de fato, é preciso se adequar aos novos tempos e estar aberto a novos conceitos. Segundo pesquisa realizada pela GPTW, as grandes motivações têm sido oportunidade de crescimento e qualidade de vida.

Na Patrus Transportes, homens e mulheres, jovens e veteranos, são tratados sem distinção e valorizados pela competência. Os filhos dos funcionários são estimulados a fazer parte da equipe e seguir carreira, e a inclusão social se estende aos portadores de deficiência física que têm vaga garantida em seu quadro de colaboradores. As mulheres são muito bem-vindas, não só nos cargos de gerência, mas também nas linhas de operação. "Praticamos a diversidade. Não temos preconceito de nada. Sabemos que um ambiente de trabalho saudável gera satisfação e cria oportunidades", diz Marcelo Patrus. O Programa Kaizen em Ação é outro programa da empresa que estimula os colaboradores a compartilhar boas ideias. Já a Campanha Eu Curto Feedback é uma importante ferramenta usada para que os líderes apontem a seus subordinados os prós e contras de suas ações, buscando soluções conjuntas.

Voltado para a saúde e qualidade de vida, o Mexa-se Patrus é um canal de compartilhamento de práticas saudáveis e interação entre os funcionários. E quando o assunto é sustentabilidade no mundo dos negócios, a companhia também se destaca. A Patrus é uma empresa B Corp, certificação que reforça seu compromisso em conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. A adoção de tecnologias menos poluentes levou a Patrus a ser eleita a empresa mais sustentável do setor de Transporte e Logística nacional, pelo Guia de Sustentabilidade da Revista Exame. "Fomos avaliados como acima da média das empresas participantes nos indicadores de gestão de resíduos e gestão da biodiversidade", diz Kátia Rocha, superintendente de Gente e Gestão. Tudo isso aliado ao senso de pertencimento e valores praticados pela liderança junto às equipes, corrobora para um clima de respeito e colaboração.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade