Publicidade

Estado de Minas ELETRICIDADE

Confira dicas para instalar luzes de Natal na parte de fora da casa

Engenheiro eletricista explica perigos ocultos na decoração natalina em áreas externas


postado em 25/11/2020 01:10 / atualizado em 25/11/2020 01:16

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)
O fim de ano está aí e muitas famílias preparam os enfeites de Natal nas fachadas, grades e muros das casas, especialmente as famosas luzes pisca-pisca, que dão um colorido especial à noite. Porém, a utilização desses enfeites requer alguns cuidados devido ao risco de choques, curtos-circuitos e incêndios.

Segundo o engenheiro eletricista Demetrio Aguiar, da Cemig, é importante usar produtos de boa qualidade com isolamento elétrico e que sejam testados e certificados pelo Inmetro. As lâmpadas de LED são as mais recomendadas, pois são econômicas e não aquecem.

"Instalações feitas de forma incorreta são perigosas e podem provocar choque elétrico e princípios de incêndio. A instalação dos enfeites deve ser feita de forma segura, de acordo com a especificação técnica de cada aparelho e, principalmente, evitando-se as gambiarras", comenta o especialista.

Ele esclarece que são consideradas gambiarras as instalações que utilizam diversos fios e adaptadores (benjamins ou "Ts") para realizar a ligação de diversos enfeites em uma única tomada. "Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio", completa Demetrio Aguiar.

A instalação de ornamentos luminosos em áreas externas merece atenção devido à exposição a elementos naturais, como vento e chuva. O engenheiro da Cemig alerta para a necessidade de proteção dos pontos das conexões e tomadas, além da distância de 1,5 m da rede elétrica, nos casos de instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores.

"Recomenda-se, ainda, instalar enfeites em locais fora do alcance das crianças e dos animais domésticos. Em caso de árvores de Natal com iluminação instaladas no chão, uma sugestão é criar uma barreira física com caixas embrulhadas de presentes para impedir o acesso aos enfeites elétricos", orienta o especialista.

Abaixo, outras recomendações da Cemig para evitar problemas com a decoração de Natal:

  • Não instale lâmpadas decorativas fixadas aos postes e pontaletes de padrão da Cemig

  • Não utilize enfeites luminosos próximo a piscinas e em lugares úmidos. Isso evita contato acidental da instalação elétrica com a água

  • Isole os arames das árvores natalinas para impedir a energização acidental

  • Desligue os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa

  • Dê preferência aos enfeites feitos com material impermeável

  • Verifique a proximidade da iluminação decorativa com a rede da Cemig, pois o vento pode fazer os enfeites tocarem a rede
*Conteúdo publicado originalmente em 12/12/2018

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade