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Estado de Minas INTERNET

Mineira obtém certificado do Facebook inédito no Brasil

Mariana Bicalho administra, há uma década, o Mommys, grupo na rede social que reúne quase 9 mil mães de todo o Brasil


postado em 01/04/2021 22:55 / atualizado em 01/04/2021 23:03

A mineira Mariana Bicalho, fundadora do grupo Mommys e primeira brasileira a obter a certificação do Facebook para Community Managers(foto: Fabiana Cristina/Divulgação)
A mineira Mariana Bicalho, fundadora do grupo Mommys e primeira brasileira a obter a certificação do Facebook para Community Managers (foto: Fabiana Cristina/Divulgação)
Engana-se quem pensa que ser administrador de grupo de redes sociais é tarefa sem importância. Prova disso é que o Facebook criou uma certificação especial voltada para as pessoas que ocupam essa função e que mostram habilidade em criar, dimensionar e manter uma comunidade online. O título é obtido por meio do Facebook Blueprint, programa de treinamento oficial da companhia de Mark Zuckerberg.

A primeira brasileira a obter essa certificação é a mineira Mariana Bicalho, fundadora do grupo Mommys. Ela foi aprovada logo no primeiro dia em que o exame foi lançado mundialmente - e esse não é o único reconhecimento do Facebook que ela possui: "Eu não estudei especificamente para esse exame, mas venho me preparando ao longo dos anos de experiência à frente do Mommys de forma intuitiva. Além disso, desde 2018, após ter sido selecionada para o programa mundial de liderança de comunidades do Facebook, o FCLP, eu comecei a estudar de forma intencional. Comecei a unir a minha intuição e experiência com a teoria. Eu sou uma apaixonada pelo poder das comunidades. E quando a certificação foi lançada eu me senti muito pronta", conta.

De acordo com o Facebook "os emblemas de certificação do Facebook Blueprint são amplamente reconhecidos em vários setores e as credenciais obtidas com essa certificação ajudarão os gerentes de comunidade a se destacarem como especialistas reconhecidos na área".

Encontro conversou com Mariana Bicalho sobre os reconhecimentos que ela recebeu da rede social e seu trabalho à frente do grupo Mommys. Confira:

Como foi o processo da certificação Community Managers?

Foi uma prova difícil e cansativa, especialmente porque não é na nossa língua (quando eu fiz só tinha a prova em inglês, esse mês ela foi lançada em outras línguas). Mas mesmo assim eu me sentia muito pronta por causa de toda a minha trajetória. Os  meus 10 anos de experiência gerenciando o Mommys foram uma preparação para esse exame, mesmo sem saber que esse ele chegaria em algum momento. Em 2018 participei do Facebook Community Leadership Program. E esse programa me despertou para o poder das comunidades de uma forma geral, eu abri minha mente e passei a enxergar muito além da minha comunidade, passei a enxergar a potência do conceito. E virei uma estudiosa voraz e apaixonada, sempre em busca de conteúdo sobre o tema. Comecei a unir a minha intuição e experiência com a teoria. Passei a estudar tudo que tinha a ver com comunidades. Então, eu não me preparei especificamente para esse exame, mas eu já vinha estudando há 2 anos de forma consciente e intencional, eu sabia que tinha uma bagagem valiosa. Fiz a prova no mesmo dia que a certificação foi anunciada e passei. Fui a primeira brasileira a ter a certificação e isso me enche de orgulho.

Por que você acha que alcançou esse nível de reconhecimento do Facebook?

Porque eu tenho uma trajetória consistente e responsável. Comunidade pra mim é coisa séria, e é dessa forma que eu sempre envarei. Liderar e gerenciar comunidades exige preparo, amor, doação, clareza de valores. Exige habilidades quem nem sempre as pessoas estão dispostas a desenvolver, como por exemplo a empatia e a escuta ativa. Exige entender que comunidade é sempre sobre pessoas, antes de tudo, antes do seu negócio, antes da sua marca. A Certificação do Facebook reconhece a proficiência em nível avançado na família de aplicativos e serviços do Facebook especialmente nas áreas de marketing. Mas essa certificação de Community Manager é um grande avanço e inovação, pois trata-se de uma profissão nova. O poder das comunidades está começando a aparecer agora aqui no Brasil, ainda temos pouco conteúdo, poucos profissionais qualificados, pouco conhecimento do que realmente é ser um Community manager e de como as comunidades podem transformar o mundo, os negócios, as instituições. Hoje a profissão vem ganhando espaço e as empresas e marcas do mundo tem aumentado cada vez mais o seu interesse na área, pois entenderam a força e o engajamento dessas comunidades.

Qual é o seu sentimento diante desses reconhecimentos e como isso ajuda os usuários, sobretudo os membros do Mommys?

Sensação de que estou no caminho certo, de que meu esforço e dedicação valem a pena. Esse selo me diferencia de milhões de administradores de grupos que existem do Facebook. Mostra pros membros da minha comunidade, parceiros e potenciais parceiros que o Mommys é uma comunidade séria e conduzida por uma pessoa, por uma profissional qualificada.

Fale um pouco sobre o Mommys e sua importância para as mães que participam...

O Mommys é um grupo de mães que começou por uma necessidade minha quando eu estava grávida do meu primeiro filho. Eu queria falar com pessoas que estavam spassando por essa experiência da maternidade que era tão nova pra mim. O Mommys tem 10 anos e nós somos quase 9 mil mães. Hoje eu tenho consciência que o Mommys transforma não só as mães, mas transforma famílias inteiras. O Mommys não existe para ensinar como ser uma boa mãe, mas para que a gente possa crescer juntas. Para acolher e conectar as mães. Porque a maternidade muitas vezes é solitária e vem cheia de desafios. O Mommys existe pra mostrar todas as mães que elas ainda existem depois da maternidade, que a maternidade pode e deve ser leve. E pra não deixar que elas se esqueçam delas, porque mãe feliz cria filhos felizes. E esse é o nosso propósito. Existem números alarmantes e o Mommys os cambate todos os dias: 25% das mulheres sofrem de depressão pos parto; um em cada 5 casais vai se separar até o primeiro ano de vida do filho; 48% das mulheres não retornam ao trabalho após a licença maternidade; 49% das mães não tem interesse por outros assuntos como trabalho, parceiros e vida social; 70% das mulheres se diz cobrada ou julgada na sua forma de maternagem.

Além da página no Facebook, o Mommys possui, também, um site (www.portalmommys.com.br) e uma página no Instagram (@portalmommys).

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