Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Biocor Instituto recebe a nova certificação ISO 45001


postado em 14/06/2021 14:53 / atualizado em 14/06/2021 14:56

Siga a Encontro no Twitter @encontrobh

A Dra. Erika Vrandecic, diretora do Biocor(foto: Biocor/Divulgação)
A Dra. Erika Vrandecic, diretora do Biocor (foto: Biocor/Divulgação)
Seguindo a tradição de pioneirismo em práticas de gestão na sua área de atuação, o Biocor Instituto obteve a certificação do seu sistema integrado de gestão na ISO 45001:2018.

A ISO 45001 é uma norma de referência internacional para o sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SST). Desde 2008, o Biocor mantém o sistema de gestão de saúde e a segurança com base na OHSAS 18001, que apresenta aspectos semelhantes, mas agora, com essa novidade a Instituição passa a adotar a estrutura presente em todas as normas de sistemas de gestão ISO, alinhando-se com a ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015.

O contexto organizacional da Instituição leva em conta as expectativas das partes interessadas na gestão da saúde e segurança ocupacional, de modo a proteger os trabalhadores e outras pessoas sob seu controle, mantendo "compliance" em SST e estimulando o aprimoramento contínuo, entre outros valores e diretrizes da organização. Essa cultura permitiu a migração direta para a ISO 45001.

Adotando as etapas do PDCA, o Biocor promove continuamente a avaliação das questões internas e externas que contribuem para a identificação e antecipação dos riscos laborais e outros fatores que podem influenciar na busca e alcance da melhoria contínua do SST, contribuindo para melhorias que transpassam os limites da Instituição, e chegam à todas as partes interessadas. Além disso, promove a ampliação do conhecimento dos fornecedores, buscando sempre assegurar o cumprimento das normas por parte desses.

Os benefícios dessa gestão de SST são inúmeros e, entre eles, melhoria no gerenciamento dos perigos, riscos e oportunidades relacionados à saúde e segurança do trabalhador; estabelecimento de controles que minimizam riscos e acidentes do trabalho, proporcionando melhoria da qualidade de vida do colaborador; diminuição dos índices de afastamentos, absenteísmo e turnover; aumento da produtividade e satisfação do colaborador; impacto nos ativos intangíveis com a confiança e respeito pelo mercado; redução dos custos por acidentes bem como de prejuízos financeiros  com multas e passivos trabalhistas.

"Desse modo, a Direção expressa o agradecimento a todos por mais esta importante conquista, reiterando o compromisso do Biocor Instituto com o aprimoramento contínuo e o fortalecimento de suas práticas de saúde e segurança organizacional dentro do seu sistema integrado de gestão, tendo sempre 'A vida como valor maior'", ressalta Dra. Erika Vrandecic, diretora do Biocor.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade