Publicidade

Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Possíveis temas para redação de vestibulares em 2021

Para pensar nisso, é essencial que se faça uma análise do contexto atual em que vivemos


postado em 16/08/2021 16:06 / atualizado em 16/08/2021 16:06

(foto: Biblioteca de imagens do Canva)
(foto: Biblioteca de imagens do Canva)
Estamos aos poucos nos aproximando do final do ano, afinal, metade dele já passou e foi difícil de perceber esta passagem.

Logo, estamos aos poucos nos aproximando daquele período tenso e apreensivo para a maior parte dos jovens do nosso país: o vestibular.

O momento do vestibular é extremamente aguardado por jovens e suas famílias em todo o país e ele irá decidir o futuro do inscrito na prova, de acordo com sua escolha de curso e de universidade.

Este período é recheado de medos, dúvidas e incertezas pois muita coisa está passando na mente dos jovens vestibulandos durante o ano pré-vestibular.

Contudo, diversos institutos de educação, professores e principalmente universitários insistem no papel que a redação possui para obter sucesso na prova de vestibular

Com isso em mente, hoje será possível ver um pouco mais sobre alguns aspectos da redação no vestibular, como temas que poderão cair na prova, a estrutura de uma redação e também um exemplo de uma conclusão pronta dentro de cada um destes temas.

Temas que podem ocorrer nas redações nos vestibulares

Para averiguarmos temas que podem ocorrer nos vestibulares durante este ano, é essencial que se faça uma análise no contexto atual em que vivemos.

De acordo com a realidade de pandemia que assola o mundo atualmente, existem grandes possibilidades de aparecerem temas relacionados ao meio ambiente, à saúde, à economia e à política.

Logo, essencialmente, a análise de todos estes fatores é importante na hora de premeditar e tentar avaliar temas que ocorrerão nos vestibulares.

Segundo a plataforma Mundo Educação, disponibilizada pela UOL, existem alguns temas que certamente irão ocorrer ao longo deste ano, como por exemplo:

  • Comportamento de manada e a manipulação da opinião pública

  • Lado favorável e desfavorável e a resiliência do brasileiro

  • Os limites da cultura do cancelamento no meio virtual

Agora que vimos cinco temas que têm possibilidades de aparecer nas redações ao longo deste ano, podemos destrinchar um pouco cada um destes temas e o porquê de eles aparecerem nas redações, principalmente do ENEM.

Comportamento de manada e a manipulação social

(foto: Biblioteca de imagens do Canva)
(foto: Biblioteca de imagens do Canva)
Este tema está em alta na maior parte dos vestibulares já há alguns anos, desde 2016 devido à influência de fake news no resultado das eleições dos Estados Unidos e da Rússia.

Muitos institutos de pesquisa e diversos veículos de comunicação apontam para a influência direta da atuação de fake news e da desinformação no resultado de eleições ao redor de todo o mundo, sendo os Estados Unidos o exemplo mais cabal desta atuação.

Além disso, mais do que nunca, no contexto de pandemia as fake news possuem um impacto derradeiro na saúde da população em geral.

Isso ocorre pois diversas fake news são veiculadas atualmente com o teor de ineficácia de vacinas ou de métodos alternativos para o tratamento da COVID.

Sobretudo no território brasileiro, onde houve defesa em massa de métodos questionáveis como a hidroxicloroquina, este tema pode ser recorrente na prova do ENEM e de muitos outros vestibulares.

A resiliência do brasileiro em tempos de crise

Muitos apontam a capacidade humana como uma das mais fenomenais dentre todas as suas características.

A capacidade de superar situações adversas, de dificuldade é marca do ser humano, contudo, o dito popular nos informa de que o brasileiro é um povo extremamente resiliente, acima da média, pode-se dizer.

Além disso, existe um contexto aterrador na vida do brasileiro atualmente, que se encontra no meio de uma pandemia com um caos político instaurado em seu país.

Portanto, a capacidade de se olhar o lado positivo das coisas em situações adversas, como o isolamento e a pandemia também pode ser tópico de vestibulares ao longo do ano.

Os limites da cultura do cancelamento

(foto: Biblioteca de imagens do Canva)
(foto: Biblioteca de imagens do Canva)
cultura do cancelamento nada mais é do que um modus operandi que foi desenvolvido dentro do meio virtual que busca punir e julgar pessoas tidas como imorais, oportunistas, preconceituosas, racistas, homofóbicas, misóginas e diversos deméritos.

Apesar de, no papel, a cultura do cancelamento ser algo extremamente saudável, na prática ela pode ser bastante nociva e injusta com o alvo deste cancelamento.

Recentemente no Brasil tivemos a edição de 2021 do Big Brother Brasil, onde houve a participação da artista Carol Conka.

Após uma série de atitudes que grande parte da população reprovou, Carol também foi um alvo da cultura do cancelamento por parte dos internautas, espectadores do BBB e da população em geral.

Esta onda de cancelamento e ódio em direção à artista resultou em uma série de perda de patrocínios por parte da cantora, de modo que ela foi relativamente prejudicada financeiramente após sua saída do programa.

Então, a discussão acerca deste tópico é, até que ponto a cultura do cancelamento é saudável e realmente justa com seus alvos?

Considerações Finais

Por fim, para a realização de uma boa redação existem uma série de dicas que podem ser seguidas.

Contudo, a mais importante delas é manter o hábito da leitura e se manter engajado em notícias políticas, econômicas e de atualidades que possam eventualmente aparecer nos vestibulares!

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade