Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Pré-registro de nascimento pode ser realizado pela internet em MG

Com a funcionalidade, processo no cartório não é dispensado, porém torna-se mais rápido, garante entidade


postado em 03/03/2022 22:42 / atualizado em 03/03/2022 23:05

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O MG App, aplicativo do Governo de Minas que reúne diversos serviços para os cidadãos, acaba de lançar mais uma funcionalidade. Agora, é possível solicitar o pré-registro de nascimento de crianças em todo o estado, também disponível pelo site cidadao.mg.gov.br.

Funciona assim: o responsável abre o MG App, acessa "Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito" e seleciona a opção "Pré-Registro de Nascimento", onde insere os dados da criança que está prestes a nascer. Após o parto, basta confirmar os dados em cartório para gerar a certidão de nascimento. Em Minas Gerais, algumas maternidades já possuem um cartório em suas dependências e, com o novo serviço no aplicativo, o bebê já pode sair do hospital devidamente registrado. "Essa nova funcionalidade, além de garantir mais agilidade e comodidade aos pais, promove, também, a participação ativa da mãe no processo de registro do recém-nascido", destaca Polyana Rodrigues, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental que atua na Diretoria Central de Atendimento Eletrônico da Seplag-MG.

Para o presidente do Recivil, Genilson Gomes, a ferramenta também pode ser uma importante aliada na compilação de dados sobre registros de nascimento no Estado. Por meio dela, os cartórios terão um relatório de todos os bebês que nasceram e foram efetivamente registrados.  "Essa parceria com o Governo de Minas vem consolidar esta importante ferramenta, ainda mais neste período de pandemia. O pré-registro de nascimento, criado de forma pioneira pelo registro civil das pessoas naturais de Minas Gerais, veio para trazer eficiência, facilidade para o usuário e, principalmente, para ajudar no combate ao sub-registro de nascimento", afirma.

Pré-registro

De acordo com o Recivil, o pré-registro possui vantagens como:

Antecipação da realização do cadastro da criança antes do nascimento;
Participação efetiva da mãe no registro e na escolha do nome da criança;
Filas menores e, consequentemente, menor tempo de espera no cartório ou no posto da unidade interligada;
Antecipação da correção de dados e de documentos necessários para o registro de nascimento.

Para se registrar no MG App, é necessário efetuar um cadastro unificado com o governo federal (no site www.gov.br), e baixar o aplicativo na loja virtual do celular (sistemas operacionais Android e iOS).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade