João Pedro Fiúza, 20 anos empreende no mercado digital com venda de produtos e cursos de dropshipping desde os 16 anos. "Estudei sozinho, comecei com 300 reais. Meu primeiro teste deu errado e 4 anos depois tenho uma empresa com mais de 60 funcionários e que já movimetou R$ 35 milhões" revela o jovem.
Jota é entre os cerca de 1,9 milhão de brasileiros que se declaram jovens empreendedores no Brasil, segundo o estudo Empreendedorismo Jovem no Brasil, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no segundo trimestre de 2023.
Para a economista Gabriela Martins, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) isso se deve a modalidade em ascensão, o Dropshipping.
Martins explica que o modelo de negócio tem ganhado a confiança dos jovens mais abertos para uma prática diferente já que funciona sem estoque. Em vez disso, os varejistas adquirem de terceiros, como fabricantes ou atacadistas, e os envia diretamente para os clientes. O empreendedor atua mais como um intermediário, lidando com a parte de marketing e vendas, enquanto a parte logística e de estoque fica a cargo do fornecedor.
Uma das principais vantagens do dropshipping é a redução do investimento inicial, já que o varejista não precisa manter um estoque físico. Além disso, permite uma maior flexibilidade, pois não existe um limite físico de estoque e uma grande variedade de produtos pode ser oferecida aos clientes.
No entanto, é importante considerar alguns desafios, como a dependência dos fornecedores em relação à qualidade e rapidez do serviço de entrega, margens de lucro menores devido aos preços de atacado e uma concorrência acirrada no mercado. Martins destaca a inovação e coragem de Jota ao entrar nesse ramo e conquistar tanto tão rapidamente: "O dropshipping é interessante para empreendedores com poucos recursos e perfil ousados, como jovens. E há um potencial de lucratividade alta", comenta a economista.
Mas a especialista destaca que nem todos ganham tanto e é fundamental realizar uma boa pesquisa de mercado e escolher os fornecedores com cuidado para garantir o sucesso do empreendimento.
João Pedro diz que o empreendedorismo jovem gera mais que negócios, posiciona a voz da juventude na sociedade: "Toda conquista implica responsabilidade. Sei que a minha é grande. Por isso, estudarei para ser um líder transformador empreendedor em qualquer idade." anuncia.