Estado de Minas AGENDA

5 atrações culturais para curtir em BH nesta semana

Teatro, música, gastronomia, artes visuais e experiências diversas movimentam a agenda cultural da capital mineira.


postado em 19/05/2025 10:11 / atualizado em 19/05/2025 10:25

Estrelado por Osmar Prado e Maurício Machado, o espetáculo
Estrelado por Osmar Prado e Maurício Machado, o espetáculo "O Veneno do Teatro" fica em cartaz nos dias 22 e 23 de maio (foto: Fernanda Baldo/Divulgação)
Com opções gratuitas e ingressos populares, Belo Horizonte recebe, nesta semana, uma programação cultural diversa que vai do teatro com grandes nomes da dramaturgia à gastronomia afetiva das favelas, passando por shows, cinema, artes visuais e celebrações da ancestralidade negra.

Confira abaixo algumas das atrações culturais que a capital mineira recebe nesta semana:

Espetáculo “O Veneno do Teatro”
O espetáculo “O Veneno do Teatro”, estrelado por Osmar Prado e Maurício Machado, chega a Belo Horizonte para curta temporada nos dias 22 e 23 de maio, às 21h, no Grande Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). Com direção de Eduardo Figueiredo, a montagem é baseada no aclamado texto do espanhol Rodolf Sirera e mistura suspense, humor e crítica social em um intenso jogo psicológico entre dois personagens. Os ingressos custam a partir de R$ 19,90 (meia-entrada)

Festival Cultural Café em Festa
No dia 24 de maio, das 10h às 17h, os Jardins da Casa Fiat de Cultura recebem a primeira edição do Festival Cultural Café em Festa, com entrada gratuita. Idealizado pela Liga dos Baristas, o evento celebra o protagonismo de Minas Gerais na produção de cafés especiais, reunindo 15 cafeterias de BH, chefs convidados, bartenders, degustações de cafés de seis regiões produtoras mineiras, comidinhas, drinks, palestras e aulas sobre métodos de preparo. A proposta é reposicionar Belo Horizonte como referência mundial no setor e aproximar o público do universo do café especial.

“Trilogia Matriarcas” no CCBB BH
Espetáculo
Espetáculo "Mãe de Santo" fica em cartaz aos domingos (foto: Christina Amaral/Divulgação)
O CCBB Belo Horizonte segue com a ocupação “Trilogia Matriarcas” até 26 de maio, com uma programação que reúne teatro, cinema e artes visuais em homenagem à filósofa e ativista Helena Theodoro, primeira doutora negra em filosofia do Brasil. No Teatro II, os espetáculos “Mãe Preta” (sextas e sábados), “Mãe de Santo” (domingos) e “Mãe Baiana” (segundas), sempre às 19h, propõem reflexões sobre ancestralidade, espiritualidade e o papel da mulher negra. A exposição “Baobá de Memórias – Uma Homenagem a Léa Garcia” pode ser visitada gratuitamente de quarta a segunda, das 10h às 22h, no foyer do teatro. Já o filme “Mãe Baiana” é exibido às quartas e quintas, às 15h, até 22 de maio. Os ingressos para os espetáculos têm preços populares.

Jorge Vercillo
Jorge Vercillo se apresenta em BH neste sábado(foto: Nayara Andrade/Divulgação)
Jorge Vercillo se apresenta em BH neste sábado (foto: Nayara Andrade/Divulgação)
Jorge Vercillo comemora 30 anos de carreira com o show “JV30” no dia 24 de maio (sábado), às 21h, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A apresentação reúne grandes sucessos da carreira, como “Final Feliz”, “Que Nem Maré” e “Monalisa”, além de hits recentes e canções inéditas, em um espetáculo audiovisual emocionante, com projeções e cenário moderno. Os ingressos estão à venda na Eventim, com valores a partir de R$ 100

Circuito Gastronômico de Favelas
O Circuito Gastronômico de Favelas realiza uma edição especial nos dias 24 e 25 de maio, a partir das 12h, no Mercado da Lagoinha, com entrada gratuita. O evento reúne dez cozinheiros de comunidades periféricas de BH, apresentações musicais, palestras com chefs convidados, como Márcia Nunes (Dona Lucinha), Bete Coutinho e a quilombola Kriola Taty, além do projeto Sopa de Pedra, do chef Américo Piacenza. A programação inclui ainda cozinha-show, rodas de conversa, pratos afetivos e ancestrais à venda, recreação infantil e shows de Fabinho do Terreiro e Orquestra Cabaré, celebrando a gastronomia popular como ferramenta de cultura, afeto e transformação social.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação