
A Prefeitura de Brumadinho cederá o terreno para a construção do hotel, que terá 308 quartos e área de lazer completa, num projeto de R$ 130 milhões. Localizado ao lado do Instituto Inhotim e com 100 mil metros quadrados, o terreno tem vista privilegiada da Serra da Conquistinha. Ainda no papel, a previsão é que as obras sejam iniciadas em 2026 e o empreendimento, inaugurado em 2027, informou o secretário de Governo do município, Guilherme Morais.
A expectativa é que a chegada do resort gere 300 empregos diretos na cidade, que em janeiro de 2019 foi fortemente impactada pelo rompimento das barragens da mina Córrego do Feijão, que resultou em 272 mortes e em grandes prejuízos sociais e financeiros aos moradores. Aliado ao projeto, foi citada, durante a coletiva de imprensa, a possibilidade do governo de Minas duplicar a via de acesso de Brumadinho até a BR-381. Já a prefeitura da cidade deve investir R$ 8 bilhões em infraestrutura.
Presente à festa de inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, o governador Romeu Zema celebrou a novidade em Brumadinho e a abertura do resort ouropretano. E defendeu que empreendimentos são resultado de ações de sua gestão, cuja “prioridade é atrair investimentos” ao Estado. Zema ainda anunciou a duplicação do acesso (Rodovia dos Inconfidentes) que faz a ligação da rodovia BR-040 a Ouro Preto e Mariana. “Já temos o recurso para a obra que vai finalmente sair do papel”, afirmou.
Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, comentou sobre o bom momento de Minas Gerais no turismo. “Minas vive hoje um boom hoteleiro sem precedentes, com mais de 30 resorts e hotéis de alto padrão em construção. O Vila Galé, com sua história de excelência e respeito ao patrimônio, chega como eixo estratégico dessa transformação”.
O Estado mineiro cresce acima da média nacional e lidera a atividade turística no Brasil, segundo dados do IBGE, e consolidou-se como um dos principais destinos turísticos do país, com forte expansão da infraestrutura e aumento do número de visitantes. Atualmente, Minas ocupa a 2ª posição no Brasil em número de meios de hospedagem, com 8.972 empreendimentos registrados.
O novo Vila Galé Collection Ouro Preto





