Estado de Minas AGENDA

Confira as atrações culturais do final de semana em BH

Eventos vão de peças teatrais a festivais gastronônicos, e incluem também projetos de incentivo à leitura e exposições


postado em 09/05/2025 10:16 / atualizado em 09/05/2025 10:43

Peça
Peça "ÜBERMENSCH" fica em cartaz até 19 de maio (foto: Sartre/Divulgação)
Não faltam opções culturais para quem quer curtir o final de semana em Belo Horizonte. De peças provocadoras e exposições históricas a festivais gastronômicos e projetos de incentivo à leitura, a capital mineira recebe uma programação diversa e intensa neste final de semana. 

Confira abaixo os eventos que agitam a capital nesta sexta, sábado e domingo:

ÜBERMENSCH – Acima de Todos ou Demasiadamente Humano?

A peça “ÜBERMENSCH – Acima de Todos ou Demasiadamente Humano?” estreia em maio, em Belo Horizonte, com sessões na Funarte até 19 de maio, às 20h30 (quintas a sábados e segundas) e às 18h30 (domingos). A comédia, escrita e dirigida por Sartre, parte da provocadora ideia de um impeachment de Deus para discutir, com humor, temas como fé, poder e redenção. O espetáculo conta com Ana Ramos, Danni Garcia e Morais Marins no elenco e apresenta dramaturgia bilíngue, integrando Libras e português. Ingressos a partir de R no link: linktr.ee/ubermensch.acimadetodos.

Bienal Mineira do Livro

A Bienal Mineira do Livro 2025 acontece até este sábado (10) no Centerminas Expo, em Belo Horizonte, e celebra a pluralidade da leitura com o tema “Viver é plural. Ler é plural”, homenageando Guimarães Rosa. A edição reafirma BH como um polo literário vibrante, reunindo mais de 60 expositores e 2 mil marcas, com destaque para a Estante Mineira, espaço exclusivo para editoras do estado. O evento conta com a presença de autores renomados, livrarias locais, editoras independentes e uma programação diversa para todos os públicos.

Grupo Somos na Virada Sustentável

Grupo Somos se apresenta na Virada Sustentável(foto: Élcio Paraíso/Bendita Conteúdo)
Grupo Somos se apresenta na Virada Sustentável (foto: Élcio Paraíso/Bendita Conteúdo)
O Grupo Somos se apresentará no neste sábado (10), às 14h30, no Palco Sapucaí da Virada Sustentável, com oficinas de Danças Urbanas e Tambores e Ritmos que também utilizam materiais reciclados. Os figurinos usados na apresentação foram desenvolvidos com materiais reaproveitados, reciclados ou doados, como parte das ações do Projeto Somos Comunidade, patrocinado pelo Instituto Unimed-BH. Criadas sob direção da figurinista Priscila Gouthier, as peças foram feitas com técnicas de upcycling e envolvem a participação de artistas e costureiras do Morro das Pedras, que intervieram nas roupas com grafites e customizações. O processo buscou ampliar o ciclo de vida dos materiais e integrar a comunidade à construção estética do espetáculo.

Exposição “O Jogo da Liberdade: a capoeira em Belo Horizonte - Anos 60, 70 e 80”

Mostra reúne imagens e história da capoeira em BH(foto: Divulgação)
Mostra reúne imagens e história da capoeira em BH (foto: Divulgação)
A exposição “O Jogo da Liberdade: a capoeira em Belo Horizonte - Anos 60, 70 e 80” será inaugurada neste sábado (10) no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, com curadoria da pesquisadora Josemeire Alves Pereira e de mestres da capoeira da cidade. A mostra apresenta documentos, fotos, vídeos, áudios, utensílios e vestimentas que retratam a história da capoeira na capital, com foco nos anos 1960 a 1980. A exposição é dividida em três eixos: o primeiro aborda a ancestralidade africana na formação da cidade; o segundo reúne acervos de mestres e mestras da capoeira com objetos, imagens e instrumentos; e o terceiro traz reflexões contemporâneas sobre a prática, incluindo a recente Lei Capoeira nas Escolas, sancionada em 2024. A visitação é gratuita e acontece de terça a sábado, das 9h às 18h.

Festival “Comida Rebelde” 

Festival festival %u201CComida Rebelde%u201D traz um circuito de petiscos sem regras, criado pelos próprios donos dos estabelecimentos como uma alternativa aos festivais tradicionais(foto: Divulgação)
Festival festival %u201CComida Rebelde%u201D traz um circuito de petiscos sem regras, criado pelos próprios donos dos estabelecimentos como uma alternativa aos festivais tradicionais (foto: Divulgação)
Até 16 de maio, cinco bares de BH — Pirex, A Porca Voadora, Nada Contra, Boêmio e Ofélia — participam do festival “Comida Rebelde”, um circuito de petiscos sem regras, criado pelos próprios donos dos estabelecimentos como uma alternativa aos festivais tradicionais. A proposta é apresentar pratos originais, ousados e irreverentes, sem competição. Entre os destaques, estão o “Coração Rebelde” (Pirex), “Almôndegas Rebeldes” (Boêmio), “Molotov de Rabada” (Nada Contra), “Taco de Porco Rebelde” (Ofélia) e “Ninho de Orelha” (A Porca Voadora). Quem provar os cinco petiscos ganha brindes especiais.

Leitura Para Todos

Leitura para Todos tem sessões às 14h e 16h no final de semana(foto: Six Star/Divulgação)
Leitura para Todos tem sessões às 14h e 16h no final de semana (foto: Six Star/Divulgação)
O projeto “Leitura Para Todos”, da ALLOS, retorna em 2025 com distribuição de 100 mil livros infantis e sessões de contação de histórias em shoppings pelo Brasil. Em Belo Horizonte, o Boulevard Shopping participa nos sábado (10) e domingo (11), em sessões às 14h e Às 16h,  com atividades gratuitas conduzidas por Alessandra Vinsentin e entrega do livro Os Chocolix – No Reino dos Monstros, de Jacqueline Shor, exclusivamente às crianças presentes. Além disso, 1.500 livros serão doados a escolas e instituições locais. 


(Um) Ensaio sobre a Cegueira

Cena de (Um) Ensaio sobre a cegueira(foto: Guto Muniz/Divulgação)
Cena de (Um) Ensaio sobre a cegueira (foto: Guto Muniz/Divulgação)
Em cartaz até 1º de junho no Galpão Cine Horto, o espetáculo “(Um) Ensaio sobre a Cegueira” traz à cena a adaptação do clássico romance de José Saramago, vencedor do Nobel de Literatura. Com direção e dramaturgia de Rodrigo Portella, a montagem do Grupo Galpão retrata uma epidemia que priva uma cidade inteira da visão, colocando em debate temas como ética, moral e convivência em sociedade. As apresentações ocorrem de quarta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pela Sympla.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação