
O Governo de Minas lançou nesta sexta-feira (27/6), em Belo Horizonte, o PlayMinas, projeto que conecta games, educação, cultura e empreendedorismo para jovens mineiros. Entre 2025 e 2026, a iniciativa busca aproximar o público jovem do Estado por meio da gamificação, promovendo inclusão digital, capacitação profissional e o fortalecimento da economia criativa em Minas Gerais.
"Esta é mais uma iniciativa voltada aos jovens mineiros. Temos diversas políticas públicas para este público, a exemplo do bem-sucedido Trilhas de Futuro. Investimos nos jovens porque estamos pensando no futuro que queremos para Minas Gerais", destaca o governador em exercício, Mateus Simões.
Com 11 etapas, o projeto terá ações presenciais e digitais voltadas para estudantes, educadores, profissionais da indústria criativa e tecnológica, empreendedores e entusiastas da cultura gamer e de metodologias educacionais inovadoras. Serão realizadas sete etapas lúdicas, que incluem atrações como robótica, realidade virtual, hackathons, campeonatos amadores de eSports e concursos culturais.
Além de Belo Horizonte, o PlayMinas chegará a Pedro Leopoldo, Barbacena, Betim, São Gotardo, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso e São João del-Rei. O projeto também prevê o PlayMinas Intergame Summit, o primeiro congresso científico do setor gamer no Brasil, e concursos culturais voltados para a juventude.
"O PlayMinas mostra que é possível utilizar as tecnologias para ampliar os horizontes de conhecimento. É um projeto descentralizado e híbrido, para atingir diferentes perfis de estudantes", ressalta a secretária adjunta de Comunicação Social de Minas Gerais, Bárbara Botega..
Game Fest Minas
A última etapa do PlayMinas será integrada à primeira feira gamer de Minas Gerais, a Game Fest Minas, prevista para abril de 2026, no Expominas, em Belo Horizonte. O objetivo é consolidar o estado como referência nacional em cultura gamer, reunindo cerca de 80 mil pessoas, incluindo 20 mil estudantes da rede pública, que terão acesso gratuito ao evento.
A programação do festival contará com competições de eSports profissionais e amadoras, concursos de cosplay, games retrô, hackathons, robótica, cabine de dublagem, palestras, workshops e oportunidades para desenvolvedores independentes apresentarem seus jogos a investidores.
“O PlayMinas mostra que os games não são apenas entretenimento, mas também instrumentos de aprendizagem, expressão cultural e geração de oportunidades”, afirma Elton Silva Gomes, presidente do Instituto Novare, responsável pela execução do projeto.