
Na abertura, nesta terça-feira (8), o arquiteto e professor Ulisses Morato conduz a palestra “Praça da Liberdade – desde o século XIX contando a história da nossa arquitetura”. O encontro revisita a história urbanística de Belo Horizonte a partir da evolução arquitetônica da Praça da Liberdade, considerada um retrato das mudanças culturais, políticas e estéticas que marcaram a capital mineira.
Já na quarta-feira (9), o jornalista e presidente emérito da Academia Mineira de Letras, Rogério Tavares, apresenta o bate-papo “Se me falha a memória: um diálogo plástico e poético”. A conversa parte da experiência artística de Andréa Vilela na exposição “Cartografias Inventadas” para explorar como diferentes linguagens podem se conectar pela vivência urbana. Em diálogo com o romance “Por onde andou meu coração”, de Maria Helena Cardoso, Tavares propõe um olhar para a cidade como testemunha de histórias.
Exposição
Em cartaz até 24 de agosto, a exposição “Cartografias Inventadas” propõe ao público um olhar simbólico sobre a Praça da Liberdade como território de memórias e imaginação. Sob curadoria de João Caixeta, a mostra apresenta 17 obras inéditas das artistas mineiras Andréa Vilela e Mirella Spinelli. Enquanto Andréa trabalha com aquarelas que evocam atmosferas silenciosas, Mirella explora tintas acrílicas e óleo para criar composições densas, em que cor e matéria revelam camadas do tempo.
Serviço
Talks Cartografias Inventadas na Casa Fiat de Cultura
Palestra “Praça da Liberdade – desde o século%u202FXIX contando a história da nossa arquitetura”, com o arquiteto e professor Ulisses Morato
8 de julho, das 19h30 às 21h, na Casa Fiat de Cultura
Inscrições gratuitas pela Sympla: bit.ly/TalksCartografias%u202F%u202F
Palestra “Se me falha a memória: um diálogo plástico e poético”, com o jornalista Rogério Tavares
9 de julho, das 19h30 às 21h, na Casa Fiat de Cultura
Inscrições gratuitas pela Sympla: bit.ly/TalksCartografias%u202F%u202F
Exposição “Cartografias Inventadas%u202Fna Casa Fiat de Cultura”
Período expositivo:%u202Faté 24 de agosto de 2025
Visitação presencial:%u202Fterça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras) %u202F
Tour virtual no site:%u202Fwww.casafiatdecultura.com.br%u202F