Estado de Minas AGENDA

Festival gratuito celebra os 50 anos do Grupo Corpo em Ouro Preto

IV Arte & Movimento promove residência artística, oficinas e shows entre os dias 24 e 26 de julho


postado em 23/07/2025 09:14 / atualizado em 23/07/2025 09:21

A bailarina Janaína Castro é uma das convidadas da residência(foto: Edésio Nunes/Divulgação)
A bailarina Janaína Castro é uma das convidadas da residência (foto: Edésio Nunes/Divulgação)
Ouro preto será palco de uma programação especial dedicada à dança e à memória cultural mineira. Entre esta quinta-feira (24) e o sábado (26), a cidade histórica recebe o IV Festival Arte & Movimento, que nesta edição homenageia os 50 anos do Grupo Corpo. A programação inclui residência artística, oficinas, exibições de documentários e apresentações musicais e de dança - todas gratuitas, mediante lotação dos espaços.

A residência vai contar com a presença das consagradas bailarinas Janaína Castro e Silvia Maia. Também está previsto um bate-papo com Rodrigo Pederneiras, coreógrafo e criador do Grupo Corpo, mediado pelo idealizador do festival, Paulo Rogério Lage. “Os festivais da Saramenha, por terem as residências, lembram os antigos eventos de Ouro Preto, celeiro de renomados grupos como o Corpo, Giramundo e Galpão. Buscamos resgatar esses modelos de vivência onde o aluno é a estrela”, destaca Lage.

A imersão artística será realizada na Saramenha Artes & Ofícios e oferecerá 36 vagas com bolsa de estadia e alimentação. As vagas estão divididas entre alunos de dança de todo o país, estudantes de Ouro Preto e integrantes do projeto social Corpo Cidadão.

Inspirado nos festivais estudantis da cidade, o evento valoriza a formação e a troca artística como elementos centrais. 

A programação teve início no último dia 20, com a abertura oficial no Centro Cultural Unimed BH-Minas. O espetáculo Jobim Canção reuniu a cantora Paula Morelenbaum, que integrou por uma década a banda de Tom Jobim, ao lado do compositor Arthur Nestrovski e do violonista João Camarero.

O encerramento, no dia 26, vai contar com uma performance do pianista André Codeço e do músico Tabajara Belo, em diálogo com os bailarinos participantes da residência artística.

Além da dança, o festival promove oficinas de pintura em azulejo e torno em cerâmica, ministradas pelos professores da Saramenha: Écio de Souza, Gustavo de Souza, Raquel Samara e Lia Rangel. Cada atividade contará com 12 vagas.

Outro destaque da programação é a exibição dos documentários “Excertos do Ballet do Amor Brasileiro”, de Cláudio Santos; Olinda Sacra, dirigido por Paulo Rogério Lage; e “Textura do Pinho”, com direção de Tabajara Belo e Gabriel Caram. As sessões ocorrem na sexta-feira (25). 

Confira a programação completa: 

Data: 24/07 – Quinta 
10 às 17h
Workshop: Grupo Corpo – A linguagem Coreográfica de Rodrigo Pederneiras com Janaina Castro;

Workshop: Dança e Movimento  – Com Silvia Maia 

Data 25/07 - Sexta
10h às 17h
Workshop: Grupo Corpo – A linguagem Coreográfica de Rodrigo Pederneiras com Janaina Castro;

Workshop: Dança e Movimento – Com Silvia Maia
20h - Documentários Excertos do Ballet do Amor Brasileiro, Olinda Sacra e Texturas do Pinho

Data 26/07 – Sábado
10h às 13h
Workshop: Grupo Corpo – A linguagem Coreográfica de Rodrigo Pederneiras com Janaina Castro;

Workshop: Dança e Movimento – Com Silvia Maia 
17h - Bate papo com Rodrigo Pederneiras, com mediação de Paulo Rogério Lage
19h – Improvisação na dança – Alunos residentes com André Codeço no piano e Tabajara Belo no violão 
21h - A linguagem coreográfica de Rodrigo Pederneiras – Apresentação com os alunos residentes

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação