
A artista responsável pela obra é Carol Smocowisk, selecionada por meio de edital público realizado em abril deste ano. Ao todo, 33 propostas foram avaliadas. Carol, que mora em BH desde 2021, tem no currículo projetos como o mural urbano próximo ao Museu de Arte da Pampulha e as ilustrações do bunker do Edifício Acaiaca.
“Como cenário e pano de fundo deste mural estão alguns dos principais ícones de Belo Horizonte, valorizando história, arquitetura e patrimônio. As ilustrações desses elementos foram desenvolvidas com traços geométricos e simplificados, ao mesmo tempo em que mantêm o reconhecimento imediato de cada marco da cidade. Reforçando assim o diálogo entre tradição e modernidade, tão presente no cotidiano de BH”, explica a artista.
A nova obra traz representações de locais emblemáticos, como o Museu de Artes e Ofícios, Viaduto Santa Tereza, Praça Sete, Edifício Niemeyer, Mercado Central, Igreja São Francisco de Assis (na Pampulha) e o Mineirão. Além disso, homenageia diversos segmentos do comércio e dos serviços — entre eles, bares, restaurantes, óticas, barbearias, petshops e o setor de vestuário.
Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a iniciativa reforça o papel histórico e atual do comércio na capital mineira. “O novo painel celebra a história de nossa cidade e também a importância do comércio, que foi o núcleo de desenvolvimento de Belo Horizonte. Além disso, representa os profissionais que, diariamente, constroem e mantêm viva a nossa principal força econômica”, destaca.
Instalado no coração da cidade, o Ponto Cultural CDL é mantido pela CDL/BH e funciona como um centro de memória dedicado a contar a história da cidade a partir do olhar do comércio. A proposta é evidenciar como o setor ajudou a moldar a identidade de Belo Horizonte ao longo dos anos.
Para o museólogo e analista institucional do espaço, Allysson Gudu, o painel reforça esse compromisso com a valorização das raízes locais. “O objetivo é valorizar os diferentes setores do comércio local e seus principais produtos, representando a diversidade e a vitalidade empreendedora da cidade”, afirma.
Visitação
A visita ao Ponto Cultural CDL é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 10h às 16h. Visitas mediadas acontecem em dois horários, às 10h e às 14h, mediante agendamento. Mais informações estão disponíveis no perfil @pontoculturalcdl, no Instagram, ou pelo site cdlbh.com.br.