
Idealizado pelo gestor cultural e diretor da Malab Produções, Aluizer Malab, o projeto propõe um novo olhar sobre a gastronomia mineira. “Este projeto nasceu do desejo de unir a força da nossa tradição alimentar com as linguagens contemporâneas da arte e da inovação. O pão de queijo é apenas o ponto de partida para uma experiência que mistura cultura, afeto e futuro”, afirma.
A música também terá espaço importante no festival. Serão dois dias de apresentações com violonistas como Juarez Moreira, Thiago Delegado e Khadhu Capanema, e também de bandas como No Label, Velvet e Jurassic. Os DJs Motoca e Bruna Castro completam o line-up.
As atrações gastronômicas se concentram na Feira de Sabores, que vai reunir pães, queijos, doces, vinhos, cafés, chás, cervejas artesanais, destilados e azeites produzidos no estado. Entre os participantes estão a Assoolive e a Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira.
A programação culinária ainda vai contar com a presença de chefs e empreendimentos reconhecidos, como Flávio Trombino (Xapuri), Helvécio Maciel, especializado em pescados e carnes exóticas, Henrique Gilberto (Forno da Saudade), Caio Soter (Bar Pirex), André Prates (Coal), Paula Macieira (Hogdidi), Marília Balzani (Café Magrí) e Botânico. Participam também a Pão de Queijaria, a cervejaria Krug Bier e a Rota do Queijo, coordenada pelo produtor cultural Jordane Macedo. Degustações, oficinas gratuitas e atividades sensoriais abertas ao público completam as opções.
A área gastronômica se expande ainda mais com a presença de produtores de diferentes regiões do estado, que participam de cozinhas-show, degustações guiadas e harmonizações com vinhos, azeites e cafés. Uma exposição interativa sobre terroirs mineiros e rodas de conversa com mestres queijeiros e especialistas complementam o conteúdo
Além da comida e da música, o evento também abrirá espaço para a arte. O primeiro andar do Palácio será ocupado pelo Salão das Artes, com curadoria de Mary Arantes, a Mary Design, que apresentará peças de arte popular, design, moda e objetos utilitários, como cerâmicas, artigos em madeira, roupas de mesa e cozinha, cadeiras e cangas.
Já o Festival “Convergência”, que integra a programação, amplia a proposta do evento ao levar para o Parque do Palácio experiências digitais, música eletrônica, inteligência artificial e tecnologias interativas. O público poderá participar de oficinas de realidade aumentada, conferir instalações multissensoriais, acompanhar trilhas sonoras experimentais e vivenciar ações acessíveis e inclusivas.
Para integrar a programação ao território, o Instituto Serra do Curral promoverá um trekking na montanha, com saída e retorno ao Parque do Palácio.
Evento: De Pão & Queijo – Arte, Sabores e Modos de Fazer
Datas: 15 e 16 de agosto de 2025
Horário: Das 9h às 22h
Local: Parque do Palácio – Prof. Djalma Guimarães, 161 - Portaria 2, Belo Horizonte
Vendas: Sympla
Classificação: Livre