Estado de Minas TURISMO

Minas lança novas rotas turísticas durante a Travel Next 2025

Anúncio no Expominas marcou a apresentação das rotas Caminho da Agonia e Caminhos Franciscanos, com foco em turismo religioso e de natureza


postado em 20/08/2025 09:01 / atualizado em 20/08/2025 09:21

O anúncio das novas rotas foi feito pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com o Sebrae Minas (foto: Divulgação)
O anúncio das novas rotas foi feito pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com o Sebrae Minas (foto: Divulgação)
Minas Gerais apresentou, nesta terça-feira (19), duas novas rotas turísticas durante a Travel Next 2025, feira considerada o maior evento B2B do setor no estado e um dos mais relevantes do Brasil. O anúncio foi feito pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com o Sebrae Minas.

 

As novidades são a Rota Caminho da Agonia, na Serra da Mantiqueira, e a Rota dos Caminhos Franciscanos, no Vale do Mucuri. Ambas têm como proposta integrar turismo religioso, natureza, cultura e desenvolvimento regional.

 

O Caminho da Agonia percorre pouco mais de 60 quilômetros entre os municípios de Cristina, Maria da Fé, Pedralva e Itajubá. A rota é voltada a peregrinos e turistas interessados em caminhadas, cicloturismo e contato com as paisagens da Mantiqueira. Já os Caminhos Franciscanos foram criados em 2019 e se consolidaram após um mapeamento técnico que destacou o potencial religioso e cultural do Vale do Mucuri. O trajeto passa por Teófilo Otoni, Itambacuri, Lajinha e Frei Gaspar, em um percurso de 42 quilômetros.

 

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, as duas iniciativas reforçam o protagonismo mineiro no setor. “O lançamento dessas duas rotas é um marco na consolidação de Minas como destino plural e competitivo. Elas traduzem a essência da nossa mineiridade, ao mesmo tempo em que oferecem experiências únicas que conectam espiritualidade, natureza, cultura e história. A Travel Next é a vitrine onde Minas se apresenta para o Brasil e o mundo, mostrando que o turismo é uma das grandes forças de desenvolvimento econômico e social do estado”, afirmou.

 

As rotas foram estruturadas por meio do programa Check-In Turismo, lançado pelo Sebrae Minas em 2021. O projeto tem foco na competitividade de pequenos negócios, qualificação de empreendedores e fortalecimento das cadeias relacionadas ao turismo.

 

Durante a feira, os empreendimentos que integram as novas rotas terão a oportunidade de se conectar com agências e operadoras de viagens. A proposta é fomentar negócios e ampliar a visibilidade dos destinos. “O Sebrae Minas tem papel estratégico na estruturação dos destinos turísticos religiosos em todo o estado. Em parceria com o Governo do Estado, atuamos desde o planejamento e qualificação dos empreendimentos locais até a promoção e comercialização dos destinos, garantindo experiências autênticas e bem estruturadas para os visitantes. Essa iniciativa contribui para valorizar tradições, ampliar o fluxo de turistas e impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

 

A Travel Next Minas segue até esta quarta-feira (20), no Expominas, em Belo Horizonte. O evento reúne mais de 6 mil profissionais do setor e 800 marcas expositoras.

 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação