Estado de Minas AO AR LIVRE

19ª CineBH leva sessões gratuitas à Praça da Liberdade

O documentário "Ritas", abre a programação do Cine Petrobras na Praça na quinta-feira (25)


postado em 22/09/2025 10:02 / atualizado em 22/09/2025 10:08

"Ritas", dirigido por Oswaldo Santana e codirigido por Karen Harley, revisita a trajetória de Rita Lee a partir de entrevistas e depoimentos (foto: Divulgação)
A 19ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que acontece entre esta terça-feira (23) e domingo (28), também ocupa a Praça da Liberdade com sessões gratuitas ao ar livre. O Cine Petrobras na Praça transforma o espaço em uma sala de cinema a céu aberto, reunindo longas, curtas e atrações para todas as idades.

A programação começa na quinta-feira (25), às 20h, com o documentário “Ritas”, dirigido por Oswaldo Santana e codirigido por Karen Harley. O filme revisita a trajetória de Rita Lee a partir de entrevistas e depoimentos, compondo um retrato da cantora, compositora e escritora que marcou gerações.

Na sexta (26), também às 20h, será exibido “Lagoa do Nado – A festa de um parque”, de Arthur B. Senra. O documentário acompanha o movimento de jovens que transformaram uma fazenda abandonada em espaço de convivência, música e esportes. Após a sessão, haverá roda de conversa com a participação da curadora Bruna Piantino.

O sábado (27) traz o documentário “Milton Bituca Nascimento”, dirigido por Flávia Moraes. A obra parte da turnê de despedida do cantor mineiro para investigar a dimensão espiritual e o alcance internacional de sua música. A exibição acontece às 20h.

Sessões infantis

Além das sessões noturnas, o Cine Petrobras na Praça terá programação voltada para crianças. No sábado (27), às 17h, a Mostrinha de Cinema exibe três curtas: “Menino Gepeto” (Cláudio Constantino e Rafael Guimarães), “Sobre Amizade e Bicicletas” (Julia Vidal) e “Sacis” (Lara Dezan). A sessão será acompanhada de intervenção circense do Palhaço Cloro.

No domingo (28), às 16h, o encerramento contará com atrações circenses, show de mágica e o cine-concerto Tela Sonora, que reúne música eletrônica ao vivo e animações brasileiras. Entre os curtas exibidos estão “O Malabarista” (Iuri Moreno), “Caminho dos Gigantes” (Alois Di Leo), “Plantae” (Guilherme Gehr) e “Meow!” (Marcos Magalhães).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação