
Criada pelo Memorial Vale, a iniciativa celebra a identidade do “ser mineiro” ao transportar os visitantes para diferentes momentos da trajetória do estado. Desde 2017, a exposição percorre cidades do Estado levando parte da primeira expografia permanente do Museu, que esteve cartaz até julho de 2024. Atualmente, uma nova expografia está em desenvolvimento, com curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca.
Segundo Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale, a itinerância garante a continuidade da conexão com o público durante o processo de renovação do acervo. “Enquanto desenvolvemos uma nova expografia, com novos percursos narrativos, a mostra itinerante garante que o público continue próximo da nossa história. Na Rodoviária, os visitantes poderão mergulhar no universo mineiro, revivendo tradições e memórias afetivas. Mais do que uma exposição de objetos e imagens, Mineiridades é um convite à reflexão sobre nossa identidade”, afirma.
Além da imersão sensorial e visual, a exposição também busca promover a educação e a cultura. O projeto prevê visitas mediadas tanto para o público espontâneo quanto para grupos agendados, estimulando a reflexão sobre a preservação da memória e da identidade cultural.
De acordo com o Memorial Vale, Mineiridades já passou por 12 localidades mineiras e foi vista por mais de 27 mil pessoas. Em 2017, a mostra esteve em Nova Lima, Brumadinho, Ouro Preto, Congonhas, Itabirito e Itabira. No ano seguinte, percorreu Barão de Cocais, Mariana, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e Belo Horizonte, no Shopping Boulevard. Em 2019, chegou a Governador Valadares, no GV Shopping. Já em 2024, Nova Lima voltou a receber a exposição, desta vez na Casa Aristides.
Exposição Mineiridades – Memorial Vale Itinerante
Período: de 3 de setembro a 31 de outubro de 2025
Abertura: 3 de setembro, às 10h
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 16h
Local: Rodoviária de Belo Horizonte – Praça Rio Branco, nº 100 – Centro, 2º andar
Entrada gratuita
Agendamento de visitas escolares: telefone ou WhatsApp (31) 3343-7317