
Com curadoria do produtor cultural Paulo Rogério Lage, o evento recebe nomes como o violonista Marcel Powell, filho de Baden Powell — considerado um dos maiores músicos brasileiros do século 20 — e o pernambucano Cláudio Rabeca, cantor, compositor e integrante do Quarteto Olinda. Eles abrem as primeiras aulas do workshop, ao lado da jovem mineira Ana Guerra, revelação no violão, e do baiano Leonardo Mendes. Juntos, formam o quarteto que se apresentará nos três dias do evento.
Os instrumentistas vão receber 12 alunos da Fundação Aleijadinho de Ouro Preto, que participarão de toda a programação do evento
Na quinta-feira, às 20h, o festival abre espaço para a palestra “Cantos e Zuélas Bantus e Yorubá no universo dos Orixás e Ynkisses”, conduzida por José Silva dos Santos, o Sapopemba, referência nacional em religiões de matriz africana. Ele também participa de uma roda de samba gratuita no Largo Marília de Dirceu, na sexta-feira, às 21h, ao lado de Leonardo Mendes e outros músicos. “Na palestra, vamos refletir sobre a presença dos Orixás e Inquices na vida cotidiana do brasileiro. E na roda de samba, pretendo ‘baianizar’ a noite com clássicos de Caymmi e sambas antigos, ao lado do meu amigo Leonardo Mendes no violão”, comenta Sapopemba.
A sexta-feira também terá oficinas na sede da Saramenha, incluindo um Workshop de Cerâmica que contará com 15 mulheres inscritas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto. Ainda no Largo Marília, o Restaurante Casa de Marília recebe parte da programação externa, com o espetáculo Rabeca no Samba, reunindo Marcel Powell (violão), Cláudio Rabeca e João Paulo Avelar (baixo).
O encerramento acontece no sábado, dia 27. Pela manhã, às 10h, uma roda de violão e rabeca abre a programação. À noite, às 19h, Ana Guerra e a violoncelista Camila Pacífico apresentam o show Violão e Cello na música brasileira. Em seguida, às 21h, Marcel Powell e Cláudio Rabeca encerram o festival com Violão e a Rabeca.
Além da música, a gastronomia pernambucana também estará presente. O Restaurante Barrio de Olinda participa da programação com workshops na Saramenha e no Restaurante Casa de Marília, conduzidos pelas chefs Claudia Barros e Bruna Nunes. Entre os pratos estão feijão verde com bacalhau, coentro e farofa, e escondidinho de macaxeira com queijo coalho. “O Barrio nasceu no coração de Olinda, cercado de cores, música e poesia. É daqui que a gente leva para o workshop os sabores da nossa cozinha pernambucana, cheios de afeto, tempero e identidade. Uma experiência que é a cara do nosso cantinho e do nosso jeito de receber”, conta o proprietário Paulo Cavalcanti.
Programação
Data: 25/09 – Quinta-feira
14h - Workshop: Violão e Rabeca com Marcel Powell e Claudio Rabeca
15h - Workshop: A Culinária de Pernambuco do Restaurante Barrio de Olinda
16h - Workshop: Violão com Ana Guerra e Leonardo Mendes
20h - Palestra - “Cantos e Zuélas Bantus e Yorubá no universo de Orixás e Ynkisses”, com Sapopemba
Data: 26/09 – Sexta-feira
10h - Workshop: A Cerâmica na Saramenha Artes & Ofícios
14h - Workshop: Violão e Rabeca com Claudio Rabeca e Leonardo
16h - Workshop: Violão com Ana Guerra e Marcel Powell
17h - Atividade externa/ Workshop: A culinária de Pernambuco do Restaurante Barrio de Olinda - Restaurante Casa de Marília - Largo Marília de Dirceu, 18 - Antônio Dias, Ouro Preto.
20h - Rabeca no Samba com Marcel Powell, violão; Cláudio da Rabeca, rabeca e João Paulo Avelar, baixo.
21h - Atividade externa - Samba de Roda com Sapopemba e Leonardo Mendes no Largo Marília de Dirceu - Ouro Preto
Data 27/09 – Sábado
10h - Workshop: A culinária de Pernambuco do Restaurante Barrio de Olinda
10h - Apresentação: Roda de Violão e Rabeca
19h – Apresentação: Violão e Cello na música brasileira com Ana Guerra e Camila Pacífico
21h - Apresentação: Violão e Rabeca na música brasileira com Marcel Powell e Claudio Rabeca