Estado de Minas LITERATURA

Instituto AbraPalavra é semifinalista do Prêmio Jabuti 2025

Fundado em BH, instituto concorre na categoria Fomento à Leitura com projeto que alcançou mais de mil pessoas em ações presenciais e virtuais


postado em 26/09/2025 09:54 / atualizado em 26/09/2025 10:01

O AbraPalavra foi fundado em 2011 em BH(foto: Igor Cerqueira/Divulgação)
O AbraPalavra foi fundado em 2011 em BH (foto: Igor Cerqueira/Divulgação)
O Instituto Cultural AbraPalavra, referência nacional em ações de leitura, oralidade e produção cultural, foi anunciado como semifinalista do Prêmio Jabuti 2025, na categoria Fomento à Leitura. Considerado o mais importante reconhecimento literário do país, o prêmio destaca iniciativas que contribuem para a valorização da literatura e o fortalecimento do hábito de leitura.

Fundado em 2011 em Belo Horizonte por Aline Cântia e Chicó do Céu, o AbraPalavra é Pontão Nacional de Cultura - Livro, Leitura e Literatura, reconhecido pela Política Nacional Cultura Viva (MinC). Também é responsável pela criação da ELENA – Escola Livre de Estudos da Narração Artística. Sua atuação se organiza em quatro frentes — formação, criação, pesquisa e produção cultural — com projetos que, partindo da capital mineira, alcançam Minas Gerais, o Brasil e até o exterior.

A iniciativa inscrita no Jabuti, intitulada “AbraPalavra: onde a literatura se encontra com o cotidiano”, reuniu ações presenciais e virtuais desenvolvidas em 2024, que impactaram mais de mil pessoas. O projeto reforçou o compromisso da instituição com o direito ao livro, às histórias e à literatura. “Nosso trabalho sempre se baseou na convicção de que literatura não é apenas livro — é vínculo, afeto, prática cotidiana, política cultural e futuro compartilhado. Esse reconhecimento mostra que o AbraPalavra segue no caminho certo, fortalecendo redes, democratizando o acesso e promovendo a bibliodiversidade”, afirma Aline Cântia, presidente do Instituto.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação