
Essa experiência, tão marcante para todos nós, acaba por definir nosso olhar para a escola das infâncias. Assim, quando buscamos a escola para nossos filhos pequenos esperamos que eles tenham acesso a experiências e propostas de ensino parecidas com as que tivemos. Desejamos – e checamos ao final de cada aula – que nossos filhos reconheçam as letras, identifiquem sílabas e palavras. Nos alegramos quando eles, ainda pequenos, mostram-se capazes de reconhecer a letra de seu nome e ainda as letras de nossos próprios nomes.
Ao longo dessas últimas quatro décadas, contudo, ocorreram muitas mudanças no entendimento do que seja a alfabetização, a infância e o currículo escolar. O que caracteriza, então, o ensino da leitura e da escrita para as crianças que estão na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental? É principalmente as interações e brincadeiras, e os contextos reais de comunicação que emergem dessas experiências construídas entre elas e mediadas por seus professores.
É por essa razão que, no Colégio Santo Agostinho, temos promovido experiências de aprendizagem fundamentadas em uma compreensão mais ampla da leitura e da escrita. Mais do que aprender letras e sílabas, mais do que treinar o traçado do alfabeto, temos valorizado o diálogo, a escuta, a música, as brincadeiras coletivas, a produção e a leitura de textos imagéticos e verbais, o contato com diferentes gêneros textuais etc. Isso se dá, principalmente, pela diversidade de formações e especialistas que compõem nossas equipes (professores de Música, Artes visuais, Educação Física, Ensino Religioso e Língua Inglesa).
Ao criar contextos de aprendizagem mais ricos, as crianças vêm vivenciando a aprendizagem da leitura e da escrita de forma mais prazerosa e sem constrangimentos. Dessa forma, desfrutam dos acervos de nossas bibliotecas de sala e das unidades explorando sempre com mais curiosidade os diversos tipos e gêneros textuais, ampliando sua compreensão da cultura letrada e sua inserção nela. Complementa essa experiência de fruição, nosso diálogo com editoras, escritores e especialistas de diversas áreas do conhecimento que são convidados para conversar com as crianças e participar dos projetos de leitura construídos junto com elas.
É uma alegria ver as crianças elaborando perguntas para autores, a partir de uma leitura realizada com a mediação de sua professora. É uma alegria, ainda maior, perceber seu entusiasmo em conhecer escritores e buscar entender de onde surgiram suas ideias e como as palavras deles apareceram no LIVRO!
Também temos dedicado uma atenção especial às experiências de escrita.
Incentivamos as crianças pequenas a escreverem de forma espontânea, sempre valorizando suas ideias, pensamentos, opiniões e hipóteses sobre a língua escrita. Ao assumirmos essa condução, orientamos e convidamos as famílias a participarem conosco. Elas são orientadas, a partir das referências científicas que adotamos, sobre como as crianças pequenas se desenvolvem e aprendem, tornando-se ainda mais sensíveis às descobertas e curiosidades de seus filhos acerca de nosso sistema de escrita.
Promover experiências ampliadas e sensíveis de leitura e escrita, na Educação Infantil, é respeitar a infância em sua curiosidade, criatividade e potência. É garantir o direito de todas as crianças, inclusive das pequenas, participarem da cultura e do mundo letrado.