
O repertório reúne composições de Augusta Holmès, Frédéric Chopin e Alexander Borodin, em um encontro que evidencia a diversidade do Romantismo no século XIX. A noite começa com “La Nuit et l’Amour”, da francesa Holmès, passa pelo “Concerto nº 1 em mi menor”, de Chopin, e termina com a “Sinfonia nº 2 em si menor”, de Borodin, considerada símbolo do nacionalismo russo.
A solista convidada, a brasileira radicada em Londres Clélia Iruzun, estreia junto à OSMG. Formada na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Royal Academy of Music em Londres, Iruzun anhou prêmios em competições internacionais e trabalhou com eminentes virtuoses, incluindo Nelson Freire, Jacques Klein, Stephen Kovacevich e Fou Ts’Ong. Aprendeu também com a pianista e pedagoga brasileira Mercês de Silva Telles, em Paris. Compositores brasileiros, como Francisco Mignone, Arnaldo Rebello, Marlos Nobre e, recentemente, Beetholven Cunha e Alexandre Rachid, dedicaram obras a ela. “É uma honra subir ao palco com uma orquestra que já recebeu músicos notáveis, instrumentistas e maestros, e que há anos se destaca no cenário da música de concerto brasileira. Minhas expectativas são grandes e meu objetivo é mobilizar meu repertório artístico, construído desde a infância, para propiciar ao público um passeio rico pela música romântica”, afirma.
Na regência estará Miguel Campos Neto, que em 2024 estreou como regente da Filarmônica de Nice, na França. Mestre em regência orquestral pela Mannes School of Music, em Nova York, é regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém, e da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta da UFPA. Ele retorna à OSMG após sete anos, quando participou como convidado em 2018.
Os ingressos para o concerto de 3 de setembro custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) e estão disponíveis na bilheteria do Palácio das Artes e pela plataforma Eventim.
Concertos da Liberdade – Série Pianíssimo
Data: 2 de setembro
Horário: 12h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte)
Ingressos: entrada gratuita, sem retirada prévia de ingresso
Data: 3 de setembro
Horário: 20h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte)
Ingressos: R (inteira) e R (meia-entrada)
(Compra pela Eventim e na bilheteria do Palácio das Artes)