Estado de Minas BANCO DE DADOS

Circuito Municipal de Cultura abre cadastro de propostas para 2026

Inscrições vão até 3 de novembro e contemplam diversas linguagens artísticas, com destaque para os eixos Carnaval, Brincante e Dança


postado em 28/10/2025 10:50 / atualizado em 28/10/2025 10:53

Podem participar pessoas físicas e jurídicas de Belo Horizonte e da região metropolitana(foto: Veronica Manevy/Divulgação)
Podem participar pessoas físicas e jurídicas de Belo Horizonte e da região metropolitana (foto: Veronica Manevy/Divulgação)
O Circuito Municipal de Cultura abriu novo período de cadastramento para propostas artístico-culturais que poderão integrar a programação de janeiro a dezembro de 2026. As inscrições ficam abertas até  3 de novembro, por meio de formulário on-line.

Podem participar pessoas físicas e jurídicas de Belo Horizonte e da região metropolitana, com propostas nas áreas de artes cênicas, cultura popular, música e literatura. Embora o chamamento contemple todas as linguagens artísticas, a programação dos próximos meses dará prioridade aos eixos Carnaval, Brincante e Dança. O regulamento completo está disponível no formulário de inscrição.

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon, o Circuito Municipal de Cultura é uma das principais iniciativas de fomento e difusão artística da cidade.

As propostas cadastradas formarão o banco de dados do Circuito Municipal de Cultura, que servirá de base para a seleção de atrações a serem realizadas nos 17 Centros Culturais Municipais da capital, além de eventos e projetos especiais como “Música de Domingo” (Teatro Francisco Nunes), “Quinta do Raul” (Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado) e “Terça da Dança” (Teatro Marília). O banco de dados terá validade até dezembro de 2026.

A análise das propostas será feita por uma comissão paritária, formada por representantes da sociedade civil e do poder público, com avaliações mensais de acordo com a demanda do Circuito. Entre os critérios considerados estão descentralização das atrações, diversidade de linguagens, abrangência de público, qualidade artística, representatividade do trabalho, originalidade e viabilidade técnica.

Com o objetivo de fortalecer a diversidade e a inclusão, terão prioridade as propostas que promovam acessibilidade e contem com a participação de artistas com deficiência (PCDs).

Criado para garantir uma programação contínua e descentralizada em todas as regionais da cidade, o Circuito Municipal de Cultura promove desde 2019 uma ampla gama de atividades — shows, espetáculos cênicos, exibições de filmes, mostras, intervenções urbanas e ações formativas — reforçando seu papel como instrumento de fomento à produção cultural de Belo Horizonte.

Entre dezembro de 2019 e setembro de 2025, período que marcou o fim do Ano V do Circuito, foram realizadas 1.150 atividades artísticas e culturais, alcançando cerca de 630 mil pessoas. Nesse tempo, o projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura, somando formatos presenciais, virtuais e híbridos.
 
CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
Cadastramento de propostas artísticas 
Quando: Até 3 de novembro
Onde: Formulário online disponível neste link
Informações: cadastramento.cmc@institutoodeon.org.br 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação