
A abertura acontece na sexta-feira (3) com a intervenção de palhaçaria “Minha Visita”, das artistas Janaina Morse e Maria Tereza Costa, da Minha Companhia. A performance será apresentada durante o trajeto entre Belo Horizonte e Ipatinga (ida e volta) e integra o projeto Contemporâneo do Memorial Vale, transformando a rotina da viagem em espaço para encontro, improviso e riso.
Entre os dias 6 e 8, a Escola Municipal Anísio Teixeira recebe o projeto Memorial Escola, que promove oficinas educativas em dois turnos, vivências artísticas e a criação de um painel de grafite pelos artistas visuais Gabriel Nast e Kawany Tamoyos. O encerramento será no dia 8, com show infantil da Banda Chukaká, às 10h30, e o espetáculo Aquarela, do Grupo Maria Cutia, às 16h, que mistura música e pintura em cena.
A iniciativa retorna de 20 a 24 de outubro, na Escola Municipal Fernando Dias Costa. Além das oficinas e do novo grafite assinado por Nast e Kawany, a programação de encerramento traz o cantor Matheus Henrique com um show didático sobre o samba, às 10h, e novamente a Banda Chukaká, às 16h.
No dia 25, sábado, o Memorial Vale convida o público a ocupar o gramado da Praça da Liberdade com o Verbo Gentileza, em uma manhã voltada ao convívio e ao bem-estar coletivo. A atividade gratuita acontece das 9h às 12h e inclui prática de yoga seguida de roda de conversa.
De 27 a 31, o projeto chega à Escola Municipal Professor Mário Werneck, com oficinas e um novo painel de grafite da dupla de artistas. O encerramento, no dia 31, terá duas apresentações: às 10h, Tom Nascimento apresenta Sois África Mirim, espetáculo que destaca a influência da cultura africana na identidade brasileira; e, às 16h, a Cia. Pé de Moleque encerra a programação com História de Contar, Cantar e Brincar, unindo música, contação de histórias e brincadeiras.
Paralelamente, segue em cartaz até 31 de outubro a exposição "Mineiridades", instalada na Rodoviária de Belo Horizonte. A mostra recria salas do Memorial — como Barroco Mineiro, Fazendas e Jequitinhonha — e propõe reflexões sobre a memória cultural mineira. Um totem interativo permite ao visitante a experiência de uma visita virtual ao museu. A entrada é gratuita, de terça a sábado, das 10h às 16h, com possibilidade de agendamento para grupos e escolas pelo telefone ou WhatsApp (31) 3343-7317.