
Com regência da maestra Ligia Amadio e participação da mezzosoprano Carolina Faria, a apresentação reúne obras de Beethoven, Mahler e Tchaikovsky — um percurso entre a força, o lirismo e a melancolia que atravessa três séculos de criação musical.
A abertura é de Ludwig van Beethoven, com a vigorosa “Abertura Coriolano", composta em 1807. Inspirada na tragédia do general romano que dá nome à peça, a obra combina força e lirismo em um retrato musical de conflitos internos, heroísmo e culpa. A alternância entre ímpeto e delicadeza estabelece o tom do programa, que segue com as canções de Gustav Mahler, interpretadas por Carolina Faria.
Nos “Rückert-Lieder”, o compositor austríaco se afasta da grandiosidade de suas sinfonias para criar um espaço de intimidade. Escritas entre 1901 e 1902, as canções nascem dos poemas de Friedrich Rückert e falam de amor, solidão e da busca por serenidade.
O desfecho da apresentação vem com a “Sinfonia nº 6 em si menor", de Piotr Ilyich Tchaikovsky, a célebre “Patética”. Última obra sinfônica do compositor russo, ela é uma das mais intensas do repertório orquestral. Tchaikovsky escolheu o adjetivo “patética” não no sentido de fraqueza, mas na origem grega de pathos — aquilo que traduz paixão e sofrimento.
Concertos da Liberdade – Paixões Extremas
Quando: terça-feira (7), às 12h
Onde: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro)
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: entrada gratuita, sem retirada prévia de ingresso
Quando: quarta-feira (8), às 20h
Onde: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte)
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
Compra pela Eventim e na bilheteria do Palácio das Artes