
De acordo com a reitora Sandra Goulart Almeida, o número expressivo de inscritos confirma o interesse dos estudantes do ensino médio em buscar uma nova alternativa de acesso à universidade. “Esse volume de participação comprova o interesse dos estudantes do ensino médio, predominantemente de Minas Gerais, em contar com uma segunda alternativa para seu ingresso na UFMG”, afirma.
O Seriado coexistirá com o processo tradicional, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de outras modalidades específicas, como os processos de Habilidades e as seleções para os cursos de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei), Educação do Campo (Lecampo) e Letras-Libras. O novo modelo também segue integralmente as regras da Lei de Cotas, garantindo que, no mínimo, metade dos selecionados sejam oriundos de escolas públicas.
Perfil dos candidatos
Dados da Diretoria de Processos Seletivos e Concursos Públicos (Copeve) mostram que o perfil dos participantes é majoritariamente jovem, feminino e residente em Minas Gerais. Cerca de 40 mil inscritos têm até 17 anos, enquanto aproximadamente 5 mil estão na faixa de 18 a 25 anos. As mulheres representam 64,69% do total, proporção semelhante à observada no Sisu 2025, segundo o Setor de Estatística da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).
Quanto à origem escolar, 53,2% dos candidatos vêm de instituições privadas — sendo 37,7% não bolsistas e 15,5% bolsistas —, e 46,8% de escolas públicas, das quais 35,3% são municipais ou estaduais e 11,5% federais.
Mais de dois terços dos participantes (34.607) escolheram realizar as provas em Belo Horizonte. Montes Claros aparece em seguida, com 3.274 inscritos — número mais que o dobro das inscrições registradas para o Sisu 2025 no mesmo município (1.384). As provas também serão aplicadas em Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Três etapas até 2027
O Seriado UFMG será composto por três etapas anuais, cada uma referente a uma série do ensino médio. Os candidatos que concluírem as três fases entre 2025 e 2027 disputarão o ingresso na universidade em 2028. Segundo a instituição, mais de 20 universidades brasileiras, entre federais e estaduais, já adotam sistemas semelhantes de avaliação seriada.
Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site oficial do Seriado UFMG.