Estado de Minas AGENDA

BH tem shows, oficinas e ações culturais na Semana da Consciência Negra

Programação gratuita reúne celebrações, concertos, oficinas e atividades educativas em diferentes espaços da cidade a partir desta quinta-feira (19)


postado em 19/11/2025 09:15 / atualizado em 19/11/2025 09:26

Festa Ubuntu acontece no Afro Galpão nesta quinta-feira (20)(foto: Karlaile Ramos/Divulgação)
Festa Ubuntu acontece no Afro Galpão nesta quinta-feira (20) (foto: Karlaile Ramos/Divulgação)
Com shows, oficinas, performances e ações educativas, a Semana da Consciência Negra movimenta Belo Horizonte com uma programação gratuita que valoriza a cultura afro-brasileira e destaca artistas, tradições e saberes em diferentes espaços da cidade. 

Confira abaixo as atividades que acontecem em BH a partir desta quinta-feira (19):

Festa Ubuntu celebra cultura afro-brasileira no Afro Galpão

No dia 20 de novembro, das 14h às 20h, o Memorial Minas Gerais Vale promove a Festa Ubuntu no Afro Galpão (Av. Dom Pedro II, 2.725, Carlos Prates), dentro do projeto Memorial Vale Itinerante, que mantém a programação ativa enquanto o museu passa por renovação na Praça da Liberdade. Mais que um evento musical, a celebração reúne música, literatura, arte e empreendedorismo sob o princípio “eu sou porque nós somos”, com Biblioteca Preta, Feira de Afroempreendedores, projeto Tudo 10 e show da banda Criolo de Raiz — que apresenta clássicos do samba e homenageia vozes negras fundamentais para a música brasileira. A iniciativa integra o projeto Diversidade Periférica e reforça o compromisso do Memorial Vale com a valorização da cultura afro-brasileira e o fortalecimento das expressões culturais que transformam territórios e comunidades.

Festa Ubuntu – Afro Galpão (Av. Dom Pedro II, 2.725, Carlos Prates, Belo Horizonte); quinta-feira (20), das 14h às 20h. Biblioteca Preta, Feira de Afroempreendedores, Projeto Tudo 10 e show da banda Criolo de Raiz. Entrada gratuita (sujeita à lotação).

Concerto “Sobre Tons: Sinfônica Pop” reúne Sérgio Pererê e OSMG no Cine Theatro Brasil

Concerto reúne o multiartista Sérgio Pererê e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (foto: Alê Bastos/Divulgação)
Concerto reúne o multiartista Sérgio Pererê e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (foto: Alê Bastos/Divulgação)
Nesta quarta-feira (19), às 20h, o Cine Theatro Brasil recebe o concerto “Sobre Tons: ‘Sinfônica Pop’”, encontro entre a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o multiartista Sérgio Pererê, que retorna ao palco com o grupo para interpretar clássicos da Música Popular Brasileira e composições autorais em arranjos de Marcelo Ramos, Mauro Rodrigues, Fred Natalino e João Viana, sob regência inédita do maestro convidado Joel Barbosa. A apresentação integra o programa antirracista “Sobre Tons”, do Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, e destaca a força das matrizes afro-brasileiras na obra de Pererê, artista essencial da cena mineira com mais de 30 anos de carreira e presença internacional. Para Barbosa, regente de formação sólida e trajetória ligada à Escola de Música de Brasília, a estreia com a OSMG ganha significado especial ao celebrar a potência da música negra na semana da Consciência Negra. Ambos ressaltam que o diálogo entre o erudito e o popular enriquece artistas e público, que poderá acompanhar um repertório que passa por Milton Nascimento, Sérgio Pererê, Chico César, Maurício Tizumba e Dona Ivone Lara — um verdadeiro ritual musical marcado por ancestralidade, pluralidade e celebração. Entrada gratuita.

Concerto “Sobre Tons: Sinfônica Pop” – Grande Theatro Unimed-BH – Cine Theatro Brasil (Av. Amazonas, 315, Centro, Belo Horizonte); 19/11, às 20h; classificação 10 anos. Entrada gratuita.


“Museus Centro” celebram Mês da Consciência Negra com programação gratuita

Museus de BH recebem diferentes atividades no mês da Consciência Negra(foto: Viaduto das Artes/Divulgação)
Museus de BH recebem diferentes atividades no mês da Consciência Negra (foto: Viaduto das Artes/Divulgação)
Em novembro, os equipamentos do projeto Museus Centro — Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO) — recebem uma programação especial dedicada ao Mês da Consciência Negra, com ações gratuitas que destacam cultura afro-brasileira, educação, memória e criação artística.

No MHAB, seguem abertas ao público as oficinas do projeto Museu Criativo, sempre aos domingos, das 10h30 às 12h30 — no domingo (23), com a atividade “Mosaicos de texturas”, e no dia 30 de novembro, com “Criando histórias”. O museu também mantém o Educativo Aberto aos fins de semana, transformando a Sala de Acolhimento em um espaço de interação e experimentação: aos sábados, das 10h às 17h, e aos domingos, das 13h30 às 17h.

No MUMO, a instalação imersiva “Mostra Paranoid Quarto”, assinada por Paola Rodrigues, Randolpho Lamonier e Vitor Galvão, permanece em cartaz até sexta-feira (21), ocupando o Teatro do Museu com diálogos entre música, imagem e artes visuais. A agenda inclui ainda a “Oficina de brincadeiras africanas e afro-brasileiras”, no sábado (22), às 14h30, destinada a crianças a partir de 2 anos (com inscrição prévia), e a visita mediada à exposição “Clara Nunes – Eu Sou A Tal Mineira”, no dia 29 de novembro, às 14h30, com distribuição de senhas 30 minutos antes.

No MIS BH, segue em cartaz a exposição “Fogo Aberto”, de Marilene Cardoso Ribeiro, que reflete sobre incêndios e perdas ambientais a partir de fotografias queimadas e digitalizadas, com visitação de quarta a sábado, das 10h às 18h. No sábado (22), às 14h, o museu oferece a “Oficina de teatro de sombras”, com Juliana Silva, que propõe ao público vivenciar a narrativa visual através da luz e da escuridão, sem necessidade de inscrição.

Endereços
Museu da Moda: Rua da Bahia, 1.149 – Centro
Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte:  Avenida Álvares Cabral, 560 – Lourdes
Museu Histórico Abílio Barreto: Avenida Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação