Estado de Minas NOVAS OPORTUNIDADES

Feira de turismo em Monte Verde quer fortalecer destinos além do inverno

Realizada em parceria com a Secult, Feira Nacional dos Destinos Turísticos de Inverno reúne cidades para pensar soluções que gerem fluxo de pessoas o ano todo


postado em 25/11/2025 09:18 / atualizado em 25/11/2025 11:27

Com 40 m², o estande de Minas promove a culinária regional e os destinos de inverno do estado(foto: Rafaela Rates/Divulgação)
Com 40 m², o estande de Minas promove a culinária regional e os destinos de inverno do estado (foto: Rafaela Rates/Divulgação)
Com foco na inovação e na distribuição equilibrada do turismo ao longo dos 12 meses do ano, a 1ª Feira Nacional dos Destinos Turísticos de Inverno, que está sendo realizada até a próxima quarta-feira, dia 26, em Monte Verde, distrito de Camanducaia (no Sul de Minas), quer discutir e encontrar soluções para a sazonalidade e refletir sobre novas oportunidades para destinos de clima frio.
 
Destinos de inverno, em geral, sofrem com a queda no número de visitantes durante o verão, o que impacta diretamente a economia local. E Monte Verde vem saindo na frente. Seu período considerado de baixa temporada — que antes se estendia de setembro a fevereiro — hoje está restrito a poucos meses do ano. A realização de eventos como o Inverno nas Montanhas (julho), o Festival Gastronômico nas Montanhas (setembro) e o Natal nas Montanhas (dezembro) têm contribuído para atrair turistas justamente nos períodos de menor movimento, ajudando a distribuir o fluxo ao longo do ano.

A abertura do evento contou com a presença da secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo do Estado, Josiane de Souza, do prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira, o Rodrigão, representante da Embratur e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), de prefeituras das cidade de Toledo e São Sebastião de Vargem Alegre, dentre outras. 

De acordo com o ex-secretário da pasta, Leônidas Oliveira, um dos idealizadores da feira e que enviou uma mensagem por vídeo, o evento foi realizado para, além de mostrar os destinos e trazer uma reflexão sobre o turismo de inverno e suas peculiaridades, também apontar que ele pode desdobrar-se no verão, no Natal, enfim, ao longo do ano, porque oferecem um turismo de bem-estar, com rico roteiro de gastronomia, natureza, aventura e de conexão.

Para Bruno Rosa, secretário de Governo de Camanducaia, não é preciso disputar o turista com o sol e a praia, mas agregar. E este é um dos principais propósitos desta feira: pensar soluções que gerem fluxo turístico o ano inteiro, especialmente nos fins de semana, por meio de eventos e produtos diversificados. “E já estamos dando um passo adiante: pensamos, desde agora, na segunda edição da feira. Vamos nos preparar para trazer novas soluções e fortalecer ainda mais esse movimento.”

Autora da aula magna de abertura do evento, “Turismo de Inverno em Minas - Ações para combate a Sazonalidade”, a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo do Estado, Josiane de Souza, destacou a importância estratégica da feira para o setor. Segundo ela, além de medir o volume de negócios que o evento será capaz de gerar, o acontecimento é um espaço essencial para “compartilhar ideias e network”.

Em dezembro, Monte Verde promove o Natal nas Montanhas(foto: Move/Divulgacao)
Em dezembro, Monte Verde promove o Natal nas Montanhas (foto: Move/Divulgacao)
A secretária enfatizou que o governo mineiro tem trabalhado fortemente na valorização da identidade do Estado: “Temos trabalhado com a autoestima do mineiro”. E que é preciso combater à sazonalidade — desafio que não é exclusivo de Minas Gerais, mas “um problema no mundo todo”. Josiane destacou que o objetivo é construir “um público turístico mais uniforme nos 12 meses do ano”, o que exige mecanismos de diversificação e o fortalecimento de um calendário anual consistente. Para isso, é preciso avançar também nas “agendas humanas”, integrando cultura, turismo, educação e desenvolvimento econômico.

Ao comentar o potencial do estado, Josiane reforçou que “destino de inverno é lindo, mas que o destino de montanha é maravilhoso” e que abre um grande “leque de possibilidades” ao longo do ano. Por isso, defendeu a importância de “criar produtos para as quatro estações do ano”, consolidando Minas como referência em turismo contínuo e sustentável.
 
A Feira Nacional dos Destinos Turísticos de Inverno é uma realização conjunta do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), da Prefeitura de Camanducaia e da Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move). 

***A jornalista viajou a convite da Secult

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação