
Destinos de inverno, em geral, sofrem com a queda no número de visitantes durante o verão, o que impacta diretamente a economia local. E Monte Verde vem saindo na frente. Seu período considerado de baixa temporada — que antes se estendia de setembro a fevereiro — hoje está restrito a poucos meses do ano. A realização de eventos como o Inverno nas Montanhas (julho), o Festival Gastronômico nas Montanhas (setembro) e o Natal nas Montanhas (dezembro) têm contribuído para atrair turistas justamente nos períodos de menor movimento, ajudando a distribuir o fluxo ao longo do ano.
A abertura do evento contou com a presença da secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo do Estado, Josiane de Souza, do prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira, o Rodrigão, representante da Embratur e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), de prefeituras das cidade de Toledo e São Sebastião de Vargem Alegre, dentre outras.
De acordo com o ex-secretário da pasta, Leônidas Oliveira, um dos idealizadores da feira e que enviou uma mensagem por vídeo, o evento foi realizado para, além de mostrar os destinos e trazer uma reflexão sobre o turismo de inverno e suas peculiaridades, também apontar que ele pode desdobrar-se no verão, no Natal, enfim, ao longo do ano, porque oferecem um turismo de bem-estar, com rico roteiro de gastronomia, natureza, aventura e de conexão.
Para Bruno Rosa, secretário de Governo de Camanducaia, não é preciso disputar o turista com o sol e a praia, mas agregar. E este é um dos principais propósitos desta feira: pensar soluções que gerem fluxo turístico o ano inteiro, especialmente nos fins de semana, por meio de eventos e produtos diversificados. “E já estamos dando um passo adiante: pensamos, desde agora, na segunda edição da feira. Vamos nos preparar para trazer novas soluções e fortalecer ainda mais esse movimento.”
Autora da aula magna de abertura do evento, “Turismo de Inverno em Minas - Ações para combate a Sazonalidade”, a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo do Estado, Josiane de Souza, destacou a importância estratégica da feira para o setor. Segundo ela, além de medir o volume de negócios que o evento será capaz de gerar, o acontecimento é um espaço essencial para “compartilhar ideias e network”.

Ao comentar o potencial do estado, Josiane reforçou que “destino de inverno é lindo, mas que o destino de montanha é maravilhoso” e que abre um grande “leque de possibilidades” ao longo do ano. Por isso, defendeu a importância de “criar produtos para as quatro estações do ano”, consolidando Minas como referência em turismo contínuo e sustentável.
A Feira Nacional dos Destinos Turísticos de Inverno é uma realização conjunta do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), da Prefeitura de Camanducaia e da Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move).
***A jornalista viajou a convite da Secult