
Com uma hora de duração, o documentário percorre seis décadas da história do Gigante da Pampulha, reunindo registros de jogos, grandes acontecimentos e momentos emblemáticos que marcaram gerações. O acervo audiovisual da Rede Minas é a base para a reconstrução dessa memória coletiva, trazendo gols, celebrações e cenas que ajudaram a consolidar o Mineirão como um dos principais palcos do futebol brasileiro.
A estreia do filme encerra as comemorações pelos 60 anos do estádio, inaugurado em 5 de setembro de 1965. O evento de lançamento contará com a presença de Black Dom, diretor de Audiovisual e Produtos Digitais da EMC, e será fechado ao público. A obra, no entanto, ficará disponível de forma permanente na Minasplay.
Ao longo do documentário, são reunidas imagens e narrativas relacionadas à passagem de mais de 70 milhões de torcedores pelo estádio, em quase quatro mil partidas realizadas desde sua inauguração.
Grande parte dessa trajetória foi registrada pelas lentes da Rede Minas. O acervo da emissora permitiu a construção do documentário original da plataforma Minasplay e também pode ser acessado pelo público por meio do site Rede Minas Memória. No ambiente digital, estão disponíveis reportagens antigas, curiosidades, trechos de partidas de clubes tradicionais de Minas Gerais e narrações de grandes nomes do rádio esportivo brasileiro.
O Rede Minas Memória é um projeto que recupera e disponibiliza conteúdos do acervo audiovisual da emissora nas mídias sociais. Gerenciado pelo Centro de Documentação (CEDOC), o conjunto reúne cerca de 50 mil horas de programação, com registros nas áreas de cultura, educação, saúde, meio ambiente e esportes, organizados em entrevistas, reportagens, documentários e outros formatos.
Documentário “Meus 60 anos”. Exibição: sábado (20), às 20h, na Rede Minas e na plataforma de streaming Minasplay (site e aplicativos para Android e iOS).