
O objetivo é fortalecer o Sistema Nacional de Cultura, oferecer suporte técnico para a execução das políticas culturais e ampliar o diálogo entre o Governo Federal e as gestões locais. As atividades também envolvem o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MG) e prefeituras municipais.
Formação e participação social
O Circula MinC leva aos territórios oficinas e debates sobre políticas públicas, com foco na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. As ações são realizadas em parceria com prefeituras e governos estaduais, com apoio dos escritórios regionais do ministério.
Já o Fórum Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura de Minas Gerais será um espaço de troca de experiências e construção coletiva sobre temas como sustentabilidade, governança, justiça climática e cidadania cultural. O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e pela rede estadual de Cultura Viva, faz parte da preparação para a 6ª Teia Nacional, prevista para março de 2026, no Espírito Santo.
Caravana Federativa em Belo Horizonte
Na quinta (11) e sexta-feira (12), o Expominas, em BH, recebe mais uma edição da Caravana Federativa, que oferece atendimento especializado a gestores públicos, com orientação sobre programas, editais e instrumentos de fomento do MinC e do Iphan.
Além do balcão de atendimentos, a programação inclui a oficina “Cultura, Territórios, Pactos Federativos e Nacionalização dos Recursos” e o Fórum da Participação Social, que discutirá o papel dos atores locais na formulação das políticas públicas. A iniciativa também deve anunciar novos convênios e programas voltados para o desenvolvimento regional e o fortalecimento da gestão pública.
Programação em três cidades
A agenda tem início nesta quarta-feira, em Contagem, com o Encontro dos Pontos de Cultura, na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira. No mesmo dia, Congonhas recebe o debate “Avanços do Patrimônio no Novo PAC em Minas Gerais” e a inauguração do Parque da Romaria, com participação do Iphan.
Em Belo Horizonte, o MinC realiza reuniões com o Conselho Municipal de Política Cultural e com representantes da sociedade civil e das prefeituras, além de encontros com a rede estadual de gestores municipais de cultura. O Fórum Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura encerra a programação no fim de semana, sábado (13) e domingo (14), na Biblioteca Pública Estadual, na Praça da Liberdade.