
Danilo Filho, coordenador geral do programa, destaca que o projeto visa movimentar a estrutura do CCBB na relação com o visitante de acordo com as programações. “Desenvolvemos uma série de atividades com o foco em transformar este espaço acessível a diferentes públicos, do bebê ao idoso”.
O projeto’, destaca Danilo, tem uma estrutura que é sustentada por uma tríade das práticas do “art thinking”: Pensar, Fazer e Sentir. “Partimos de atividades que vão trabalhar reflexão crítica, o pensamento, como a arte transforma a sociedade, mas também mão na massa, ou seja, de que maneira se experencia a arte com o corpo, como ela nos transforma? E ainda os sentimentos, como a gente vivencia as emoções, ressignifica, como se entende com o outro e na relação com o mundo por meio da contação de histórias, de mediação de leitura para crianças e adultos”.,
As ações de fevereiro têm relação com a exposição “Yoshitaka Amano - Além da Fantasia” e contará com visitas mediadas, contações de história e, principalmente, com o carro-chefe do “Mediações e Movimento” que é o “Gabinete de Inventividade”, montado no pátio do CCBB. “O Yoshitaka Amano tem uma construção pictórica muito baseada para a animação e videogames, mas tem um mergulho no desenho. Passa pelo foco na narrativa e o grande auge é quando vai para o Final Fantasy, que é esta franquia de jogos sucesso no mundo. E dentro da exposição, o visitante mergulha na dinâmica dos games e da tecnologia capturado com a presença da arte, mesmo sendo visto pela tela do smartphone ou computador. Ele parte do básico, que é a tinta sobre o papel, o desenho. Ele tem um traço caligráfico, que é um pouco da estrutura da arte japonesa, do pragmatismo com o desenho e traços, mas ao mesmo tempo ele se embebeda na fonte Ocidental. Ele parte da prática tradicional, da tinta, papel e grafia para construir e levar arte para as telas”.
Mundo criado por Amano que abraça e cabe diversos caminhos como meio de educar. “Focamos no pensar a inventividade como parte de um desejo puro de trazer formas, cores e depois dar um significado, muito mais do que só a criatividade como resolução de um problema. Como que, por meio de traços, é possível dar vida a heróis, sonhos, narrativas e estruturas que fazem parte da nossa formação como ser humano, mas que projetado na pintura ou no videogame ganha outro significado”.
Para a mostra “Yoshitaka Amano - Além da Fantasia” temas como fantasia, jornada do herói, efemeridade e narrativa visual serão abordados no programa. O público vai vivenciar experiências imersivas e sensoriais, como o Trololó e o Em Cena.
Plateia crítica e plural
O Programa Educativo do CCBB, que contribui para a formação de plateias críticas e plurais, é um dos pilares de atuação da instituição, como destaca Gislane Tanaka, gerente geral do CCBB BH: “Ele integra de forma permanente a programação do CCBB desde sua inauguração, garantindo o atendimento gratuito a diferentes públicos. Ao longo desse período, atendeu cerca de 780 mil visitantes, sendo 26.853 somente em 2025, reafirmando nosso compromisso com a democratização do acesso à cultura e à formação de públicos diversos”.
O Programa Educativo Mediações em Movimento tem o patrocínio do Banco do Brasil e integra a nova safra de projetos selecionados pelo Edital de Patrocínio CCBB 2026/27. A equipe educativa é formada por profissionais de diferentes gêneros, raças, orientações sexuais, origens sociais e trajetórias de vida. Conforme Danilo Filho, essa abordagem reflete um compromisso ativo com a equidade de gênero, com o enfrentamento ao racismo estrutural e a inclusão de pessoas LGBTQIAPN+, imigrantes, e de diferentes identidades culturais.
Danilo destaca que, como ainda há barreiras físicas, simbólicas e econômicas que historicamente dificultam o acesso de determinados públicos à arte e à cultura, o projeto vai oferecer transporte gratuito para grupos escolares da rede pública, ONGs, associações, com ênfase em escolas de regiões periféricas. “Serão cerca de 80 ônibus gratuitos ao longo dos próximos 12 meses. O investimento em logística de transporte é também um investimento em justiça social e cultural”.
Programação
Ao longo de 2026, o Mediação em Movimento colocará em prática as ações dos eixos Pensar, Sentir e Fazer, em conexão com as exposições em cartaz. As atividades de 1º a 28 de fevereiro são:
Pensar
Visitas mediadas: explorar as narrativas, técnicas e linguagens que a arte produz. Educadores convidam os diversos públicos a uma experiência coletiva de investigação e reflexão sobre as exposições em cartaz. Participe sem agendamento. Lotação: 20 pessoas / Classificação: Livre /Local: Sala de abertura da exposição (3º andar) / Horários: Segunda, Quarta, Quinta e Sexta - 12h, 15h, 17h e 18h. Sábado, Domingo e Feriados – 12h e 17h / Duração: 1h
*** Há visitas mediadas em Libras e para Grupos: acessar site para ver a programação.
Livro Aberto: é a leitura compartilhada. Educadores realizam a leitura em voz alta de livros afinados com os conteúdos da exposição em cartaz. Para a mostra “YOSHITAKA AMANO – Além da Fantasia” serão abordados os seguintes títulos: “Uns e Outros”, de Dipacho; “Aqui Estamos Nós”, de Oliver Jeffers; “Princesa Kevin”, de Michaël Escoffier e Roland Garrigue; e “João por um Fio”, de Roger Mello. Lotação: 10 pessoas (entre crianças e adultos) / Classificação: Livre /Local: Sala I Educativo – 2º andar / Necessário retirada de ingressos na bilheteria ou preenchimento de lista de presença / Horários: Sábado, Domingo e Feriados - 13h /Duração: 30 minutos
Fazer
Práticas de Ateliê: Gabinete de Inventividades – Yoshitaka Amano
O que pode nascer do encontro entre formas, cores e sonhos? Gabinete de Inventividades é um móvel fantástico que contém objetos, texturas, sons e possibilidades para prática criativa. O convite é para inventar paisagens, personagens, narrativas e engrenagens a partir das obras de Yoshitaka Amano. Lotação: 20 pessoas (entre crianças e adultos) /Classificação: Livre/ Local: Pátio/Necessário retirada de ingressos na bilheteria ou preenchimento de lista de presença/ Horários: Segunda, Quinta e Sexta – 10h, 11h, 14h, 15h, 16h, 18h e 19h. Sábado, Domingo e Feriados – 10h, 11h, 14h e 15h/Duração: 1h
Sentir
Trololó: educadores do CCBB circulam pelo prédio convidando o público a reativar a memória afetiva das brincadeiras tradicionais, cantigas e jogos populares, preparando a expectativa para o “Em Cena”. Horários: Sábado, Domingo e Feriados - 15h45 /Duração: 15min
Em Cena: as histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo. E por que não vivenciar conceitos das exposições por meio de um espetáculo de contação de histórias? Histórias autorais, da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores-artistas em um espetáculo que reúne música e encenação. Lotação: 40 pessoas (entre crianças e adultos) / Classificação: Livre Local: Sala II Educativo – 2º andar /Necessário retirada de ingressos na bilheteria ou preenchimento de lista de presença / Horários: Sábado, Domingo e Feriados - 16h / Duração: 1h / Na sessão de domingo há tradução em Libras.
Serviço
Projeto: CCBB Educativo – Mediações em Movimento
Programação: de 1 a 28 de fevereiro de 2026 no CCBB
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte – MG
Horário: de quarta a segunda, das 10h às 22h
Contato: (31) 3431.9400 / ccbbbh@bb.com.br / ccbb.com.br/bh