Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Maior sino do mundo será instalado no Brasil

O Vox Patris ficará numa basílica em Goiás


postado em 21/09/2018 11:10 / atualizado em 21/09/2018 11:12

O sino Vox Patris, que será instalado numa basílica de Goiás, deve passar a ostentar o título de maior do mundo(foto: Metalodlew SA/Divulgação)
O sino Vox Patris, que será instalado numa basílica de Goiás, deve passar a ostentar o título de maior do mundo (foto: Metalodlew SA/Divulgação)

O sino Gotemba, que fica na cidade de Shizuoka, no sudeste do Japão, pesa pouco mais de 36 toneladas e é considerado o maior em atividade do mundo. Mas seu posto está prestes a ser suplantado pelo Vox Patris, que foi confeccionado na Polônia e será instalado no Brasil, numa torre de 100 m de altura.

O gigantesco sino produzido pela fundição Metalodlew SA, da Cracóvia, foi encomendado pela Basílica do Divino Pai Eterno (datada de 1840), situada na cidade de Trindade, em Goiás, e deve ser trazido para o Brasil em 2019.

O Vox Patris possui quatro metros de altura por 4,5 m de largura e é fabricado com uma liga de cobre e estanho. O molde usado em sua produção foi preparado no solo usando cera de fundição especial, num grande buraco (7,5 m de largura e por 5,5 m de profundidade). A Metalodlew SA começou a fabricar o sino em 2014.

"Esse foi o maior desafio para a nossa fundição. Os preparativos e os testes duraram quase quatro anos [...] O molde não aguentou, surgiram fissuras, o que provocou vazamento do metal fundido. O metal é uma mescla de 78% de cobre e 22% de estanho. Tivemos que começar outra vez, e na segunda tentativa obtivemos sucesso", comenta Piotr Olszewski, proprietário da fundição, em entrevista para a agência francesa de notícias AFP.

Além do maior sino do mundo, a empresa polonesa, que tem mais de 200 anos de existência, vai entregar outros 70 sinos menores à basília que está localizada a 200 km de distância de Brasília.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade