Publicidade

Estado de Minas CFM

Pacientes já podem consultar dados dos médicos

Conselhos Regionais de Medicina estão liberando as informações sobre os profissionais


postado em 25/09/2018 11:21 / atualizado em 25/09/2018 11:22

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 19 de setembro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberou os conselhos regionais (CRMs) a começarem a disponibilizar em seus sites todas as informações sobre médicos inscritos no sistema. Dados como nome completo do profissional, número de registro, endereço, telefones comerciais e especialidades passam a ficar abertos para consulta eletrônica por qualquer paciente.

A norma, que tem validade imediata, também prevê a divulgação pública de qualquer restrição ética.

A medida, segundo o CFM, foi criada para garantir maior segurança ao paciente que poderá consultar qualquer informação sobre o profissional que o atender.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, essa era uma demanda antiga da sociedade que acabou se intensificando com casos recentes como o do médico Denis Cesar Barros Furtado, de 45 anos, conhecido como Dr. Bumbum.

Ele é acusado de homicídio qualificado pela morte da bancária Lilian Calixto, de 46 anos, que acabou morrendo horas depois de uma cirurgia de preenchimento de glúteos.

Irregularidades

O médico era alvo de um processo ético-profissional devido a outras irregularidades que estavam sendo investigadas pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal desde março de 2016, quando ele foi alvo de interdição cautelar para o exercício da profissão.

Mesmo antes de a medida se tornar obrigatória, alguns CRMs já tinham as informações e as fotos dos profissionais em seus sites. Com a regra, apenas quando o médico pedir que não seja divulgada sua foto, o caso poderá ser analisado pelos conselhos.

As informações também estarão disponíveis por meio de aplicativo para celular, lançado recentemente (Busca de Médicos CFM) e disponível para os sistemas Android e iOS.

Basta digitar o nome do médico, mesmo incompleto, para ter acesso a dados como número do CRM e informações sobre a regularidade de sua inscrição e da especialidade.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade