Publicidade

Estado de Minas CHUVAS

Reservatórios devem ter ligeiro aumento em setembro, diz ONS

Ainda assim, Operador Nacional do Sistema Elétrico mantém termelétricas acionadas


postado em 21/09/2018 17:41 / atualizado em 21/09/2018 17:30

(foto: Itaipu Binacional/Divulgação)
(foto: Itaipu Binacional/Divulgação)

Em comunicado enviado à imprensa nesta sexta, dia 21 de setembro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informa que a expectativa é que haja um ligeiro aumento nas projeções de chuva nas regiões brasileiras em que estão localizados os maiores reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração de energia do país.

O ONS espera para a semana de 22 a 28 de setembro chuvas nas bacias hidrográficas do subsistema sul, nos rios Paranapanema, Tietê e Grande. "O avanço de duas frentes frias associadas à atuação do sistema de baixa pressão no Paraguai ocasiona precipitação nas bacias hidrográficas do subsistema sul, no Paranapanema, Tietê e Grande", diz o texto.

A previsão de chuva na região das hidrelétricas do sudeste, onde ficam os maiores reservatórios, ficou em 81% da média histórica. Já na região nordeste, o volume de chuvas ficou estimado em 41% da média, contra 42% na semana passada. No subsistema sul, o ONS reduziu a previsão para 108 % contra os 117% previstos antes.

O baixo volume dos reservatórios e a média de chuvas abaixo da média histórica levaram ao acionamento de usinas termelétricas, que têm custo de operação mais alto. Na quarta (19), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu manter o acionamento das usinas pela quarta semana seguida.

A medida foi tomada, de acordo com o CMSE, após avaliação dos atuais níveis de armazenamento dos quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e a perspectiva até o final do mês de novembro de 2018. Após a análise específica para o subsistema sudeste/centro-oeste, o CMSE decidiu manter as usinas ligadas, "visando a garantia de controle da cascata hidráulica e a manutenção da navegabilidade da hidrovia Tietê-Paraná", diz o comitê.

Com isso, além da importação de energia do Uruguai e da Argentina, houve a decisão de manter o acionamento de um conjunto de 14 usinas termelétricas. A medida vale para o período de 22 a 28 de setembro.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade